Saboeiro: presidente da Ematerce visita açudes arrombados
16 de abril de 2013 - 03:00
No último final de semana, o presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, a convite do prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, acompanhado do secretário municipal de agricultura, Raimundo Nonato Martins, visitou as comunidades de Flamengo e Bela Vista, zona rural do município, a 42 Km de distância da sede, localizado na região Centro-Sul do Estado do Ceará, para conhecer dois açudes arrombados, há cinco anos, e que foram objeto de reivindicação da comunidade, para que sejam recuperados, por ocasião de audiência pública, promovida, no dia 4 de abril de 2013, pela Prefeitura Municipal de Saboeiro-CE, haja vista que a maioria da população, residente na zona rural, está sendo abastecida com o uso de carro-pipa.
O presidente da Ematerce (camisa listrada), José Maria Pimenta, na comunidade, onde
açude arrombou no inverno de 2009.
Na comunidade de Flamengo, na propriedade do agricultor Antônio Pereira de Andrade, mais conhecido por Ferreirinha, um açude comunitário, construído pela prefeitura, no ano de 1957, e que veio a arrombar, no inverno de 2009, está inviabilizando a atividade produtiva, bem como a falta de água para o consumo humano a animal. De acordo com o líder comunitário Ferreirinha, o açude possui uma bacia hidráulica de aproximadamente 3 km e abastecia as comunidades de Papagaio, Açudinho, Olaria, Santa Inês, Paço Fundo, Cachoeira I e II, Lajedo, Fabiano e Aroeira Ferrada, fornecendo água de boa qualidade para mais de 500 pessoas, além do rebanho animal.
A foto mostra o buraco, no açude arrombado, onde está supultado o pai do agricultor e
líder comunitário Ferreirinha, cujo sonho era ver o açude recuperado, porém faleceu quatro
anos após o arrombamento.
Nas imediações do açude arrombado, está sepultado o agricultor Francisco Ferreira de Andrade, genitor do líder comunitário Ferreirinha, que faleceu, há quatro anos, quando completou 73 anos. Seu maior sonho era ver o reservatório recuperado e cheio, trazendo a vida para o sertão, castigado por sucessivas secas, ao longo de sua história. “Meu pai me pediu para sepultá-lo, aqui, neste lugar, para que ele pudesse assistir, todos os dias, a nossa luta, para tapar o buraco do açude arrombado; eu, também, quero, quando morrer, ser enterrado, ao lado do meu pai, agora para ver a fartura que esse açude, depois de recuperado, ainda vai trazer para essa região”, afirmou otimista o agricultor Ferreirinha.
O segundo açude comunitário visitado, foi, na localidade de Bela Vista, que também está arrombado, desde o ano de 2009, por conta do forte inverno. Residindo próximo ao reservatório, o agricultor José Matias Costa, mais conhecido como Zé do Baldo, reivindica os serviços de recuperação, que, segundo ele, traria uma grande riqueza para toda aquele região, beneficiando as comunidades de Boa Vista, Canadá, Caraúbas, Andresquicer, Maracaná, Lagoa do Fogo, Lagoa de Dentro, Bethel, Betânia, Estrema, Jurema, Lagoa Redonda, Lagoa Cumprida, Alto da Esperança, Minador, Santa Rosa e Santa Fé. Ao todo, mais de 600 pessoas seriam beneficiadas. Conta dona Rosa Maria, esposa do Zé do Baldo, que já está cansada de tanto sofrer por conta da falta d’água em casa. “Aqui, a gente vem sofrendo muito, com a falta desse açude, para nos abastecer; o carro-pipa vem, uma vez por mês, e a água tem de ser racionada, senão a gente fica com sede”, desabafa a agricultora Rosa.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce