Ematerce na assinatura das ordens de serviço do São José III
18 de abril de 2013 - 03:00
O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, compareceu, na manhã de quinta-feira, 18 de abril de 2013, no auditório do Palácio da Abolição, à solenidade de assinatura das ordens de serviço, pelo governador Cid Gomes, com vistas ao início das obras de abastecimento d’água. O evento contou com a presença, além do governador Cid Gomes, do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins, de representantes do Banco Mundial, vários deputados federais e estaduais, prefeitos, representantes de comunidades rurais e autoridades e técnicos, ligados, direta e indiretamente, ao setor agropecuário do Estado.
Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, (1º da foto da esquerda para direita) satisfeito
com as afirmações do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins, sobre a
importância da Ematerce no meio rural.
Informou Pimenta que a assinatura das ordens de serviço, para a construção de 42 obras fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, do São José III, financiado pelo Banco Mundial e que beneficiarão comunidades rurais do interior do Ceará. Disse mais o dirigente da Ematerce que o governador Cid Gomes ressaltou a importância das ações extensionistas, no meio rural, mediante a execução de atividades de assistência técnica e extensão rural, capazes de melhorar as condições de vida dos agricultores, sobretudo os de base familiar.
Disse, ainda, Pimenta que o secretário Nelson Martins, em seu discurso, reconheceu, também, o trabalho da Ematerce, nos 181 municípios, dos 184 existentes, pois leva conhecimento técnico agropecuário e gerencial aos agricultores, numa troca de saberes, o que proporciona resultados impactantes no setor agrícola cearense.
O secretário Nelson Martins destaca que as famílias beneficiadas terão direito inicialmente à água encanada dentro de casa, logo depois será feito o projeto para a construção do banheiro e da fossa séptica. “Estamos priorizando os projetos de abastecimento d’água em virtude da seca, vamos atender às famílias cadastradas para receber os projetos”, explica. Ao todo serão 140 projetos de abastecimento d’água contemplados com recursos do Projeto São José III.
O secretário Nelson Martins frisou que o Projeto São José III tem investimentos da ordem de US$ 300 milhões, por intermédio do Banco Mundial junto ao Governo do Estado. Ressaltou que estão sendo executados, pela SDA, projetos de abastecimento d’água e de desenvolvimento rural sustentável, valorizando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, pecuária leiteira e artesanato.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce