Ematerce participa da divulgação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013

23 de abril de 2013 - 03:00

Foi realizado, na manhã de sexta-feira, 19 de abril de 2013, nas dependências do auditório do C.V.T (Centro Vocacional Tecnológico) das Docas do Ceará, um encontro para divulgação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura – 2012/2013/2014, com grande repercussão por prte dos pescadores(as) artesanais e aquicultores(as) do Estado.

 

Presentes ao evento, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Ceará – Emanuel Simões – Secretário Estadual da Pesca no Ceará, Ricardo Campos, Secretário Executivo Estadual da Pesca, Glauber Oliveira, representante da superintendência do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), Geane, presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Ceará, Raimundo Félix, diretor Administrativo e Financeiro da Ematerce, Maximiliano Medeiros, técnicos da Secretaria Estadual da Pesca, presidentes de Colônias de Pescadores do Estado do Ceará, representantes de Sindicatos, Cooperativa(s).

 

A reunião teve como foco principal a apresentação a divulgação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura do MPA, com especial ênfase nas diversas linhas de crédito para investimento e custeio, disponíveis pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, com seus normativos de enquadramento, de acordo com o perfil de cada beneficiário.

 

Na oportunidade, a mesa coordenadora do evento preocupou-se em elencar as principais reivindicações e reclamações dos pescadores artesanais e aquicultores devidamente representados pelas colônias de pescadores, associações e sindicatos, procurando levar a todos o esclarecimento das dúvidas, colocadas em pauta, sobre o plano, objetivando com isso a elaboração de um documento final a ser encaminhado ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) para as apreciações devidas e tomadas de providências.

 

O presidente da Federação dos Pescadores do Ceará enfatizou as grandes dificuldades ainda encontradas pelo pescadores artesanais e aquicultores, no que diz respeito ao acesso rápido e desburocratizado ao crédito subsidiado “disponível” para o setor, nas instituições financeiras credenciadas.

 

Já o secretário estadual da Pesca e Aquicultura, Eng.º de Pesca Ricardo Campos, confirmou a cessão de mais um barco patrulha, para garantir um efetivo aumento da fiscalização da pesca, durante o período de defeso, tornando-a mais eficaz, para atuação no litoral do Estado do Ceará. O diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Maximiliano Medeiros, em seu pronunciamento, disponibilizou os serviços de Ater da Ematerce, em sendo a empresa detentora de grande experiência em elaboração de projetos agropecuários.
Consideramos, portanto, de grande importância a realização desse evento, pela forma democrática com que o mesmo foi conduzido, em especial, por ter sido possível a troca de informações e intercâmbio entre os técnicos, pescadores e aquicultores(as) familiares.

 

A  Ematerce fez-se representar pelo assessor de  pesca e piscicultura da região metropolitana, Eng.º de Pesca Paulo Hardi, e disponibilizará toda assistência técnica e extensão rural, necessária à implantação desse importante projeto de geração de emprego e renda para o setor pesqueiro do Estado.

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce