Beberibe: Oficina Internacional de Governança Fundiária visita comunidade

24 de abril de 2013 - 03:00

 

A Unidade Produtiva da Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Trabalhadores de Grossos, com área de 356,94 hectares, constituída por 18 famílias, adquirida, em 2000, pelo Crédito Fundiário, recebe visita técnica de comitiva, formada por representantes da Secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) – equipe do Crédito Fundiário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), professores da Universidade de Santa Catarina bem como uma representação de técnicos dos países: Argentina, França, México, Uruguai e França.

 

 

A comitiva foi saudada pelos comunitários, com uma música de boas-vindas; sequenciando a recepção, foi servidA merenda com frutos e suco de caju, café e tapioca com cOco. O segundo momento deu-se com a fala do presidente da Associação, que explanou  a experiência do projeto, vivenciada pelas famílias da Unidade Produtiva. Os visitantes fizeram perguntas, para melhor entender a vivência.

 

Dando continuidade às representações dos países visitantes, MDA e Coordenação do Crédito Fundiário do Ceará, equipe da Ematerce, de Beberibe, apresentaram seus objetivos e pronunciaram-se a respeito dessa experiência. Oportunamente, será apresentada uma síntese da experiência. A Unidade Produtiva foi adquirida, no ano 2000, sendo o valor do financiamento da terra de R$ 123.293,04, com recursos financeiros, para investimentos comunitários, no valor de R$ 99.183,86. As famílias tiveram acesso a outras políticas públicas, como: Pronaf-A -, Garantia-Safra, Hora de Plantar, Projeto São José, Projeto de Modernização de Casa de Farinha, Programa Bolsa Família, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). As atividades agrícolas, exploradas, são: Cajucultura, Mandiocultura, Agroindústria Artesanal, além de projetos culturais.

 

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce