Jaguaribe: Ematerce colabora com a capacitação em artesanato

29 de abril de 2013 - 03:00

Foi realizado, no período de 22 a 26 de abril de 2013, um curso de Capacitação em Artesanato para um grupo de 25 mulheres da  Agricultura Familiar, do sítio Ipueiras, no município de Jaguaribe-CE, que trabalha com artesanato. As mulheres, que,  em anos normais, ajudam seus maridos, nas atividades agropecuárias, e desenvolvem essa atividade complementar, para ajudar na renda da família, e, devido à seca, esta renda tem sido muito significativa para elas. O artesanato, trabalhado, é o filé, peças de cama, mesa, banho e vestuário, feitas de linha e fio de algodão, em grades de madeira, e que se assemelham ao crochê e renda.

 

 

 

O curso foi ministrado pela Ceart (Centro de Artesanato do Ceará), e intermediado pela Ematerce, regional do Médio-Jaguaribe,  após um trabalho de visitação das assessoras estaduais Fernanda Aquino e Lúcia Ferreira de Sousa,  à região, para colaborar  com as atividades desenvolvidas. Durante a visita, as assessoras regionais, Erika Paiva e Joseilda Vieira, levantaram a questão do artesanato, devido ser muito praticado, em todo município, inclusive na zona rural. O trabalho, além de bonito, é muito bem feito, porém a comercialização deixava a desejar. Em face disso, houve a necessidade de essas mulheres passarem por uma capacitação, que pudessem melhorar a qualidade de seu trabalhado, atingindo um padrão que o mercado exige e, consequentemente, aumentando a renda obtida.

 

GRUPO DE ARTESANATO3

 

Após essa semana de capacitação, elas puderam aprender técnicas novas e, o principal, como calcular o valor de cada peça, de maneira justa, valorizando seu trabalho. As artesãs ficaram felizes, ao receber elogios de sua instrutora, que trabalha, há muito tempo, na área e tem muita experiência. As peças, confeccionadas no curso, serão encaminhadas à Ceart, e, se forem aprovadas, como se espera, passarão a receber encomendas, daqui por diante, fortalecendo o grupo financeiramente. O ponto mais alto do curso foi o cálculo do custo de cada peça, quando elas puderam comparar a grande diferença, ou seja, antes uma peça vendida por R$ 50,00, na verdade, vale R$ 300,00.

 

Com  o término do curso, a Ematerce sentiu que fez sua parte, pois identificou e atendeu uma necessidade, na área de artesanato,  que gerará e aumentará a renda das famílias envolvidas. Tudo isso, com a parceria dos escritórios estadual e regional na pessoa do Gerente Menezes e assessores, escritório local de Jaguaribe e aos profissionais da Ceart. O atendimento da Ematerce continua, no tocante à organização e formalização desse grupo, que, com certeza, servirá de exemplo para outras comunidades rurais assistidas.

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce