Pindoretama: Ematerce no lançamento da 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa
3 de maio de 2013 - 03:00
O presidente da Ematerce, Eng.º Agrº José Maria Pimenta, acompanhado de gerentes regional, local e extensionistas da região Metropolitana de Fortaleza, participou, na manhã de sexta-feira, 3 de maio de 2013, do lançamento oficial da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Sítio Recreio, de propriedade do pecuarista Gilvan Sabino, localizado no município de Pindoretama, distante 40 km de Fortaleza.
Presentes ao evento, o secretário Nélson Martins, do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), o secretário adjunto da SDA, Antonio Amorim, a superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Maria Luiza Rufino, o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária(Adagri), Augusto Júnior, o presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Helder, afora representantes de órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, do setor agropecuário, além de lideranças politicas e comunitárias.
A exemplo do ano passado, a Ematerce, por ser o órgão do Governo do Estado, com maior capilaridade, no setor agropecuário, engaja-se nessa importante e necessária missão, ou seja, incentivar os criadores de búfalos e bovinos a vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. Vale salientar que o prazo da vacinação termina no dia 31 de maio, não havendo, pois, prorrogação. De acordo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, a determinação do Governo do Estado, tem como meta, na 1ª etapa da vacinação, imunizar 93% do rebanho de bovinos e bubalinos do Ceará, com vistas ao Estado sair da zona de risco médio, passando para o zona livre de aftosa com vacinação.
O dirigente da Ematerce, num clima de descontração, disse que o Estado do Ceará, com essa classificação, em termos de vacinação contra aftosa, está na linha do pênalti, bastando fazer o gol. Acrescente-se que a a dose da vacina continua com preço médio de R$ 1,50. A Adagri avisa aos criadores que a multa, para quem não vacinar seus animais é de R$ 13,43 por cabeça.
ATENÇÃO, CRIADORES DE BOVINOS E BUBALINOS
Os órgãos do Governo do Estado, envolvidos na vacinação contra febre aftosa, alertam os pecuaristas que, uma vez vacinado o rebanho, devem dirigir-se aos escritórios da Adagri, às Secretarias Municipais de Agricultura e aos escritórios da Ematerce, com a finalidade de declarar o número de animais vacinados em suas propriedades.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872 Twitter @ascomEmaterce