Várzea Alegre: Ematerce orienta agricultores a produzirem silagem como prática de convivência com a estiagem.

14 de maio de 2013 - 03:00

A Ematerce, escritório local de Várzea Alegre, incentiva pecuaristas a produzirem silagem, fenação e outras formas alternativas para alimentação do rebanho em período de estiagem, visto a irregularidade do período chuvoso safras 2012 e 2013, com chuvas até então abaixo da média esperada.

 

 

Segundo Pedro Alves Bezerra, Chefe do Centro de Atendimento II CEATE – Várzea Alegre – na comunidade de Caraíbas, distrito de Canindezinho, foi realizado, na segunda feira 13/05, um trabalho em regime de mutirão de produção de silagem, nele se envolveram os técnicos da Ematerce Renan Oliveira e Francisco José Macedo, além de produtores de várias comunidades. Dentre outras informações, foram repassadas: quais as plantas mais recomendadas, para silagem, o tempo mínimo, para abertura do silo, a quantidade de silagem a ser fornecida aos animais/peso-vivo e como reconhecer uma silagem de boa qualidade.

 

O agricultor Antonio Valdenir da Silva elogiou o trabalho da Ematerce e agradeceu a participação dos vizinhos, que, de maneira coletiva, e, em regime de parceria, realizaram o trabalho, enquanto aguardam o dia de fazer, na propriedade, desses o mesmo serviço. O sistema consiste em uma troca de mão de obra, viabilizando e diminuindo os custos, como disse: uma mão lava a outra. Segundo o gerente da Ematerce, Pedro Bezerra, essa é uma das formas de levar ao produtor rural uma tecnologia simples, mas de grande utilidade para o período que atravessamos.

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce