Ematerce no Dia de Campo na Chapada do Apodi
27 de maio de 2013 - 03:00
A Fapija – Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi – promoveu, no dia 24 de maio, sexta-feira passada, um Dia de Campo com a 1ª visita à Agricultura Irrigada do Vale do Jaguaribe. Participaram do evento, além do presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, o coordenador de Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Lemos, técnicos da Ematerce Josualdo Justino e Raimundo Brasil. Presentes ainda o prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, presidente da Fapija, Raimundo César dos Santos, Secretário do Desenvolvimento Econômico e empresário Luiz Prata Girão, produtores, parceiros, técnicos e estudantes, que viram, de perto, a importância do trabalho realizado no perímetro irrigado.
Empresário Luiz Girão dá as boas-vindas aos participantes do Dia de Campo na Fazenda
Flor da Serra e fala sobre seu empreeendimento agrícola.
O Dia de Campo iniciou-se com as boas-vindas ao Projeto Irrigado Jaguaribe Apodi, na fazenda Flor da Serra, onde o empresário Luiz Girão recebeu os participantes, com um café da manhã, quando se pronunciou acerca do evento. Dentre os presentes, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, o presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, da Câmara Federal, que fez uso da palavra, antecedendo ao prefeito Paulo Duarte. Em seguida, aconteceu a visita às áreas de produção de leite, em pivô central, onde está sendo produzida forragem, a partir da silagem de milho, que é vendida para vários produtores de leite no Nordeste Brasileiro. Depois, foi a vez de os participantes visitarem a produção de frutas e, no encerramento, foi servido almoço nas dependências da Escola Piamarta, na comunidade de Cabeça Preta, na Chapada do Apodi.
===============================================================================
Da (E) para (D), Itamar Lemos, da SDA, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta,
Raimundo Brasil, assessor estadual da Ematerce e Josualdo, também
assessor da Ematerce.
Para o presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta – (Segundo da (E) para (D), o empreendimento irrigado da Chapada do Apodi deve ser fortalecido com a redistribuição de áreas ociosas do Dnocs – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – responsável pela administração do projeto produtivo. “Aqui, estamos presenciando o uso da tecnologia mais moderna que existe, no mundo, podendo inclusive se equiparar com os métodos de produção, que vimos, durante a viagem, que fizemos a Israel; esse é o novo tempo para a agricultura e a pecuária do Estado, que, a partir dessa seca, passa a vislumbrar essa alternativa como a saída para a convivência com o semiárido”, destacou Pimenta.
Por outro lado, o empresário Luiz Girão, ao fazer uso da palavra, disse que na região do Perímetro Irrigado não existe pobre, inclusive chega a faltar mão de obra para a expansão da produção. “Tenho um parceiro, na produção de milho, usado na silagem, que está ganhando muito dinheiro e já comprou até uma camioneta nova de oito marchas” disse Luizinho da Betânia.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce