Quixadá: encontro mobiliza técnicos para sucesso da campanha contra aftosa
29 de maio de 2013 - 03:00
Com a finalidade de mobilizar esforços, no sentido de alcançar êxito, na meta da campanha de vacinação contra a aftosa 2013, foi realizado um encontro, na cidade de Quixadá, região centro do Estado do Ceará, na segunda-feira, dia 27 de maio, tendo como local, o auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. Presentes ao evento, entidades vinculadas à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário – SDA – dentre elas: Ematerce e Adagri, além das secretarias municipais de agricultura e dos sindicatos dos trabalhadores rurais de municípios da região do Sertão-Central.
Secretário adjunto da SDA, Antonio Amorim, na abertura do encontro.
Os trabalhos foram abertos pelo secretário adjunto da SDA, Engenheiro Agrônomo Antônio Amorim, que deu as boas-vindas e antecipou os agradecimento às equipes pelo empenho, visando ao sucesso da campanha. Presentes, ainda, Joaquim Sampaio, gerente de defesa e sanidade estadual, da Adagri, Albany Rangel, gerente regional da Ematerce, no Sertão-Central, dentre técnicos e agentes rurais. No encontro, foram apresentados os resultados da campanha, em sua primeira etapa de 2013, com dados atualizados, em 25/05/2013, a cobertura vacinal atingiu 39% do rebanho do Estado, que é de 2.621.530 de gado bovino. A campanha teve início em primeiro de maio e será encerrada em 31 de maio de 2013.
Em relação às regiões administrativas do Estado, a região do Sertão-Central, de acordo com o relatório, se destaca-se em segundo lugar com 47% de cobertura vacinal, ou seja 157.421 animais vacinados de um rebanho de 334.743 no total. Os municípios apresentaram os seguintes resultados, na cobertura vacinal, pela ordem: Piquet Carneiro 66%; Quixeramobim 61%; Dep. Irapuan Pinheiro 60%; Senador Pompeu 58%; Milhã 52%; Mombaça 41%; Banabuiu 39%; Quixadá 38%; Solonópole 36%; Pedra Branca 35%; Choró 29% e, por último, Ibaretama com 27%.
Para o gerente, do escritório regional, Albany Rangel, a região do Sertão-Central possui o maior rebanho bovino, além das maiores bacias leiteiras do Estado, e tem o compromisso e a responsabilidade de melhorar esses índices até o final da campanha. Por outro lado, o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, conclamou a união de todos, com a finalidade de que, no final da campanha, o Estado possa atingir a meta, preconizada pelo Ministério da Agricultura, e, com isso, possa passar para a condição de livre da aftosa com vacinação. “Esperamos que todos estejam mobilizados, até o último dia da campanha, para que possamos obter o resultado almejado”, finalizou Amorim.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce