Sertão-Central: produtor de Mamona alcança resultados satisfatórios
12 de junho de 2013 - 03:00
Produtor de Mamona (Ricinus communis L.), do município Deputado Irapuan Pinheiro-CE, assistido pela Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), consegue obter bom desenvolvimento da cultura, mesmo com os baixos índices pluviométricos, registrados na região Sertão-Central do Estado.
Técnico visita plantio de Mamona e constata bom desempenho da cultura.
Segundo Antonio J. de L. de Melo, a mamona, planta, oriunda provavelmente do continente Africano ou Europeu, da mesma família da Mandioca, Seringueira e do Pinhão Manso, cultivada, em vários países do mundo, tem como principal produto o óleo de características peculiares de vasto uso nas indústrias de combustíveis e cosmética, sendo Índia, China e Brasil os maiores produtores mundiais da cultura respectivamente.
No Estado do Ceará os produtores de Mamona recebem R$ 200,00 de incentivo monetário do governo estadual, por cada hectare de área implantada da cultura, por ano, podendo ser esta área consorciada com outras culturas, além de garantir a compra da produção, obtida para o Programa Biodiesel de produção de combustível, com menor carga de Co2, principal agente causador do efeito estufa no planeta.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce