Asbraer oferecerá proposta ao projeto de criação da Anater
18 de junho de 2013 - 03:00
Segundo ele, o GT será assessorado pelo especialista Sérgio Paganini, contratado como consultor pela Asbraer. O grupo contará com a participação de representantes da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Minas Gerais, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A primeira reunião ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 em Brasília. O texto final será submetido a todos os dirigentes das rede oficial de assistência técnica e, em seguida, apresentado ao integrantes da Frente Parlamentar de Ater da Câmara dos Deputados e aos órgãos do Executivo federal, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que têm interface com os serviços de Ater. “Queremos oferecer a nossa proposta também ao ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República”, antecipou o presidente Júlio Zoé de Brito.
Entre os pontos do projeto que desagradaram os dirigentes merece destaque o fato de a Asbraer não compor, de forma explícita, o Conselho Administrativo da futura agência. “Isso ficou muito claro, durante a apresentação em Brasília. No entanto, nos representamos 16 mil extensionistas rurais que, efetivamente, atuam no campo e estão fazendo extensão rural no país”, afirmou Júlio Zoé, ao lembrar do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, que ocorreu, no último dia 6, no Palácio do Planalto.
Para os dirigentes, que participaram da 23ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer, a maior preocupação é que a Anater venha para melhorar e ampliar o que o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem tentado realizar. “Essa tem sido toda a nossa luta: levar a política de extensão rural para todos os estados e assegurar a eficácia dos serviços prestados”, lembrou Júlio Zoé.
Fonte: Ascom Asbraer