Barbalha: Ematerce realiza feira em comunidade
18 de julho de 2013 - 03:00
Em reunião, realizada na Comunidade do Barro Vermelho, aconteceu a X Feira da Economia Solidária ,em Barbalha -CE . As mediadoras foram, D. Conceição – artesã e Socorro Cruz, com o apoio de Lindicássia do Nascimento, Elísio Feitosa e Cristiane Paiva – agentes rurais da Ematerce. Estiveram presentes ao evento, as comunidades dos sítios Santo Antônio, Coité, Macaúba, Riacho do Meio, Estrela, Rua Nova, Bela Vista, Santo Antônio do Caldas, o assentamento Boa Vista, Baixio dos Cordas, Mata dos Araçás. Dentre os convidados, estavam a extensionista Socorro Santos, Vilário Garcia, Francisco Adonias e representantes de associações e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Barbalha. No início aos trabalhos, a extensionista Socorro Cruz, enfatizou a questão da troca, que é objetivo principal da feira, que visa também o fortalecimento da agricultura familiar. Fez desta forma uma breve explanação, como funciona a feira, para os que ali estavam pela primeira vez. Não esquecendo que a feira funciona, primeiramente, com a troca dos produtos entre os agricultores e depois é que acontece a comercialização. Falou a extensionista Socorro Santos ,? da Ematerce de Beberibe, que foi a idealizadora da Feira da Economia Solidária quando relatou todo o trabalho, desde o curso até os primeiros encontros e destacou o irrestrito apoio dado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha.
Por ocasião da abertura da Feira ,a extensionista Socorro Santos foi agraciada com uma placa de agradecimento pelo que fez em prol das comunidades envolvidas no projeto. A comenda foi entregue pela Srª Conceição, representando todo o grupo da Economia Solidária . A nossa colega Lindicássia, detentora de um dom muito especial, que encanta os mais suaves ouvidos com sua poesia em forma de cordel. Cordelista por natureza, de afinco e muito valor, ela nos presenteou com um belo Cordel intitulado Economia Solidária ?, Trabalho, Emprego e Renda. O prefácio foi de autoria da nossa homenageada, Socorro Santos. O cordel enfocou desde o início, os momentos descontraídos da feira ,dando enfoque ao intercâmbio comercial e também cultural,que faz parte do trabalho, resgatando ,assim, os valores dos antepassados, respeitando as origens.
É gratificante ver os resultados obtidos nos eventos, que ao longo de dez encontros vêm fortalecendo e criando um elo de incentivo e inovação ,a cada novo encontro e a cada nova comunidade que se engaja nesse projeto. Todo esse trabalha conta sempre com a participação da Ematerce ,como orientadora e incentivadora nessa empreitada.
Assessoria de Comunicação Social -Ascom
Fones : (85)3217 7872