Ematerce: presidente visita propriedades rurais no processo de ensilagem

13 de agosto de 2013 - 03:00

A Ematerce, mesmo no período de prolongada estiagem, vem orientando os agropecuaristas, sobretudo, residentes na Região do Semiárido, a fazer ensilagem, ou seja, o processo de fermentação, que tem por objetivo a conservação da forragem no seu estado úmido na ausência de ar. O presidente da Ematerce, Eng.º Agrº José Maria Pimenta, tem visitado, nos finais de semana, propriedades rurais, assistidas pela Ematerce, acompanhando parte do processo dessa fermentação. Afirmou o dirigente da Ematerce que a Região do Sertão-Central é a maior produtora de silagem  no Estado do Ceará. Esclareceu, ao constatar a adoção do processo de ensilagem, por parte dos agropecuaristas, que, durante a fenação, a forragem verde é cortada e seca tão rapidamente quanto possível. Disse mais que a secagem pode ser feita, naturalmente, com a exposição ao sol, no chão, arejando a forragem  regularmente, voltando-a, ou artificialmente por circulação de ar forçada. Acrescentou que a secagem, ao sol, precisa de 2 a 3 dias sem chuva e que o feno deve ser armazenado em condições apropriadas, isto é, em área coberta. As silagens são guardadas em silos.

Da(D) para (E), Pimenta (de camisa listrada) acompanha parte do processo de ensilagem

 

Silagem é a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo, para que haja a fermentação. Quando bem-feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde. A ensilagem não melhora a qualidade das forragens, apenas conserva a qualidade original. Portanto, uma silagem feita, a partir de uma lavoura ou capineira bem manejada, vai ser bem melhor que uma silagem feita com uma cultura ou capineira “passada” ou malcuidada.

 

Vale destacar que a silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca, pode substituir o pasto. Na engorda em confinamento, é usada com os grãos e farelos. A silagem não é indicada para cavalos ou bezerros pequenos. Acrescente-se que estudiosos do assunto garantem que as melhores culturas para ensilagem são o milho, o sorgo e o capim-elefante, o qual, por ter bom teor de carboidratos solúveis, pode dar silagem de qualidade.
 

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce