Ibaretama: Ematerce no Dia de Campo sobre Algodão de Sequeiro

30 de agosto de 2013 - 03:00

Algodão, da variedade variedade BRS 187 8H, de procedência da Embrapa, umaalternativa histórica de emprego e renda, no Sertão-Central do Estado do Ceará, foi o tema do “Dia Especial de Campo”, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – e suas vinculadas Ematerce e Instituto Agropolos, com o apoio da Embrapa, Mininstério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e prefeitura de Ibaretama, na localidade de Várzea de Cima, no município de Ibaretama, na quinta-feira, 29 de agosto de 2013. Importante ressaltar que os campos foram conduzidos, de forma sustentável, sem uso de agrotóxicos, esperando-se obter uma produtividade de  2.525 quilogramas por hectare, segundo o Engº Agrº Valdir José Silva, lotado no escritório estadual da Ematerce.

Itamar Lemos, camisa vermelha, representou o secretário da SDA, Nelson Martins, no evento.

À esquerda, de camisa listrada, Tarciso Pinto, gerente de Planejamento da Ematerce,

representando o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

 

A prefeita do município, Elíria Maria Freitas Queiroz, e seu secretariado receberam a comitiva, composta por representantes do Governo, técnicos, agentes rurais, agricultores familiares, além de lideranças políticas e comunitárias. Itamar Lemos, coordenador de desenvolvimento da agricultura familiar representou o secretário Nelson Martins. O engenheiro agrônomo Antônio Tarciso Coelho Pinto representou o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

 

Também presente o presidente do Instituto Agropolos, Leonildo Peixoto, Waltemilton Cartaxo, representante da Embrapa Algodão, agrônomos da Secretária do Desenvolvimento Agrário e da Ematerce, Roberto Virginio, Raimundo de Sousa Brasil, José Valdir Silva, Marcos Vinicius consultor da SDA, além do gerente regional da Ematerce no Sertão-Central, Albany Rangel Rolim, gerente da Ematerce, em Quixadá, Graça Neri, coordenadores dos escritórios da Ematerce, em Choró, Banabuiú, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Solonópole e Ibaretama.

 

ALGODÃO DOIS

Algodão de sequeiro, cultivado de acordo com as recomendações técnicas, torna-se um

produto de qualidade e mais valorizado financeiramente.

 

Da cidade de Quixeramobim seguiu uma comitiva, composta por extensionistas, técnicos e cerca de quinze agricultores familiares, que foram ver de perto o sucesso na cultura do algodão de sequeiro. Da programação do evento, constou: recepção dos participantes com café da manhã; abertura pelas instituições, técnicos locais e agricultores; visita e orientação sobre manejo técnico do campo de produção; apresentação do projeto de transferência tecnológica para os presentes e por último, visita ao campo de algodão e um almoço de confraternização.

 

O agricultor familiar, proprietário da área experimental do algodão de sequeiro, Francisco Cleilson Rabelo, 44 anos, disse que estava satisfeito com o resultado alcançado. “Depois de fazer a conta, na ponta do lápis, do projeto, alcançamos uma produção, que variou entre 1500 a 1700 kg de algodão, por hectare, o que rendeu um lucro de, aproximadamente, R$ 2 mil”, comentou Cleilson. De acordo com os técnicos, que acompanharam o campo experimental, na área plantada, não foi utilizado qualquer tipo de inseticida, fazendo, assim, com que o produto alcançasse maior valor por ser ecológico.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).

 

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce