Lavras da Mangabeira: Ematerce e agricultores comemoram os 200 anos de paróquia São Vicen te
30 de agosto de 2013 - 03:00
A criação do município de Lavras da Mangabeira deu-se, por meio da Resolução Régia, de 20 de maio de 1816, que elevou a Povoação à categoria de Vila de São Vicente das Lavras, iniciada na segunda metade do século XVIII, para, em 20 de agosto de 1884, consolidar-se a sua emancipação política.
Eis alguns resultados da produção de gêneros alimentícios, oriundos de agricultores
familiares, assistidos pelos extensionistas da Ematerce em Lavras da Mangabeira.
Sob a invocação de São Vicente Ferrer, o vasto território teve a sua economia cíclica, com forte predominância da criação de gado bovino, cultura do algodão, cana-de-açúcar e extração da cera de carnaúba, oficiadas em grandes fazendas que, ao longo de gerações, a Agricultura Familiar vem sendo desenvolvida, legado este transmitido aos municípios coirmãos desmembrados: Aurora, Várzea Alegre com Granjeiro, Cedro, Ipaumirim, Umari e Baixio.
A satisfação do agricultor familiar por ter a certeza de que plantar, com assistência
técnica da Ematerce, dá bons resultados e produtos de qualidade.
Inserindo-se na sua realidade socioeconômica, cultural, religiosa e política, o Serviço de Extensão Rural foi instalado, em maio de 1965, através da ANCAR-CE, contribuindo para expressivas transformações, com implementações e execuções de políticas públicas, voltadas para o seu desenvolvimento rural, destacando-se, na contemporaneidade, a introdução de práticas de transição agroecológica que vêm alcançando maior abrangência por meio da produção orgânica em 13 projetos mandallas ativos e 01 de cultivo protegido, em parceria com a SDA, cujo enfoque idenfica-se com o mister de produzir alimentos em comunhão e respeito ao ser humano e à mãe natureza.
Sob essa temática, o pároco Benedito Evaldo Alves recebeu a proposta de inserir a exposição de produtos orgânicos, na noite do dia 29 de agosto de 2013, elaborada por famílias de agricultores(as) e toda a equipe do escritório da Ematerce, em Lavras da Mangabeira, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Paróquia de São Vicente Ferrer em seu quarto jubileu.
O estande recebeu constantes visitas de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo local e Estadual, formadores de opinião, produtores rurais, escritores ilustres, filhos da terra, que lançaram as seguintes obras literárias, coordenadas pela Academia Lavrense de Letras, sob a presidência do Dr. João Lemos: História Eclesiástica de Lavras da Mangabeira, de Rejane Monteiro Augusto Gonçalves. Dicionários de Sacerdotes Lavrenses, de Dimas Macedo. -Padre Alzir, Um Gigante da Fé, de Luiza Correia Lima. No encerramento, a cantora lírica Samira Denoá, natural do Distrito de Amaniutuba, em Lavras da Mangabeira, fez brilhante apresentação com a música Ave Maria de Schubert, além de grupo musical infantil.
Para o Gerente Local da Ematerce, Engenheiro Agrônomo Kleber Correia de Souza, o marco histórico traz o resgate de 200 anos de fé, principal força motivadora do trabalho das famílias rurais com valores que consolidam o sagrado ofício milenar de produzir alimentos, com a respeitosa e atuante participação dos extensionistas que cumpriram e cumprem o valoroso sacerdócio da lida do campo.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce