Boa Viagem: Ematerce presente à audiência pública da água

2 de setembro de 2013 - 03:00

Para atender ao convite da Câmara Municipal de Boa Viagem, região centro do Estado do Ceará, o presidente da Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, acompanhado do gerente da Ematerce, em Boa Viagem, Engenheiro Agrônomo Nercides de Morais Oliveira, participaram, na manhã da sexta-feira, dia 30 de agosto de 2013, de audiência pública, que discutiu o abastecimento d’água daquela cidade. A iniciativa do evento foi do vereador Jovino Mendes, autor do requerimento aprovado por unanimidade dos parlamentares. Os trabalhos foram conduzidos pela presidenta da Câmara, vereadora Maria Alzira.

 

Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, dá sugestões na audiência sobre água.

 

Entre os convidados, o deputado federal Domingos Neto, prefeito Fernando Assef, vereadores, secretários municipais, representantes do SAAE, Cogerh, Dnocs, Federação das Associações Comunitárias, lideranças sindicais, políticas e comunitárias. Atualmente, cerca de 30 mil usuários do SAAE estão sendo abastecidos com água do açude Vieirão, que possui capacidade para acumular 21 milhões m³ d’água, porém, hoje, o reservatório está com apenas 24,85 de sua capacidade, o que representa 5,19 milhões de m³. De acordo com planejamento da Cogerh esse volume é insuficiente, para atender a comunidade até o fim do verão.

 

AUDIÊNCIA 2

 

Durante a Audiência pública foi apresentada pelo município, proposta para a construção de um novo açude, que venha atender, com segurança, ao consumo com água de beber, bem como para projetos produtivos. Está sendo realizado estudo para a construção do açude “Cajazeiras”, com o barramento do Rio Quixeramobim, com sua parede, ficando antes da cidade, numa distância de 15 km. A construção deverá contar com recursos dos Governos federal e estadual. Ao discursar, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, sugeriu a colocação de comportas, no sangradouro do açude Fogareiro, fazendo com que o açude venha a acumular mais 50 milhões de m³, o que serviria tanto para Quixeramobim como para a cidade de Boa Viagem.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).

 

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce