17º Pecnordeste: Ematerce faz palestra sobre Turismo Rural na Agricultura Familiar
5 de setembro de 2013 - 03:00
Encerra-se, na noite de quinta-feira, 5 de agosto de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o 17º Seminário Nordestino de Pecuária, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC – com apoio do Governo do Ceará e de vários órgãos públicos e privados.
De acordo com a programação, realiza-se, às 10 horas, no miniauditório do CEC, as palestras do segmento Turismo no Espaço Rural e Natural. Na ocasião, renomados palestrantes apresentam temas e debatem o desenvolvimento sustentável dessa modalidade de turismo. Como parte da programação, destaca-se o Turismo Rural na Agricultura Familiar, nova modalidade de turismo rural, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelo Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres) em vários Estado do Brasil.
Em pé, Fernada Aquino recebeu elogios pelo conteúdo da palestra e pela maneira simples
de transmitir os conhecimentos sobre a ação extensionista no Turismo Rural na
Agricultura Familiar.
Dentre os palestrantes, a responsável pelo Turismo Rural na Agricultura Familiar, no âmbito da Ematerce, a Psicóloga Fernanda Aquino, fez uma explanação acerca de como vem comportando-se esse tipo de turismo, explorado por agricultores familiares em mais de 20 municípios cearenses. Disse, ainda, como foram selecionados os imóveis rurais, assistidos pela Ematerce, os objetivos, a contribuição do turismo na Agricultura Familiar, a estratégia da Ematerce, além das ações de socialização e sensibilização, para essa forma diferente de olhar e pensar o Turismo Rural, afora o que a Agricultura Familiar pode proporcionar ao turista e como sensibilizar e orientar as comunidades rurais e assentamentos para o Turismo, além das linhas de financiamento.
Ao centro da foto, o agricultor e empreendedor do Turismo Rural na Agricultura Familiar,
em Pacoti, João Caracas; o diretor da Associação Brasileira de Jornalistas de
Turismo (Abrajet-Ceará) e assessor de comunicação e Ouvidor da Ematerce, Antonio
José de Oliveira.
Presentes à palestra, articuladores da Ematerce, da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar, no interior, agricultores, envolvidos no programa, e pessoas interessadas no assunto. Houve, também, debates sobre o assunto explanado e a palestrante Fernanda Aquino mereceu elogios pela facilidade de expor o conteúdo do tema e a vivência com os agricultores-empreendedores desse segmento turístico no interior
do Estado. Representando a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – o assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, Antonio José de Oliveira.
Ressalte-se que o Turismo Rural pode oferecer, sobretudo para quem habita os centros urbanos, atrativos naturais, a cultura popular, a gastronomia, o artesanato, próprios de cada localidade, incentivando, assim, o turista a voltar às suas origens, ou a conhecer melhor as de seus ancestrais. É que, mesmo nascidas e vivendo, nas megalópoles, as pessoas desejam saber e sentir como é a vida no campo.
Prestigiada a palestra da articuladora da Ematerce, Fernanda Aquino, sobre Turismo
Rural na Agricultura Familiar.
Nas visitas às fazendas, o turista pode beber o leite, após ver como é feita a ordenha das vacas ou cabras; degustar um prato à base de galinha caipira; saborear um cuscuz, milho cozido ou assado, um baião-de-dois, uma paçoca, tomar uma coalhada; deleitar-se com uma tapioca molhada no leite do coco, beber sucos de frutas naturais e outras iguarias sertanejas.
O visitante pode, ainda, num ano de boa quadra chuvosa, observar os campos, plantados com feijão, milho, arroz, mandioca, frutas e verduras; pode andar a cavalo ou de charrete; pescar, dançar o legítimo forró. Enfim, curtir a natureza e respirar um ar puro ou, quem sabe, acordar com o chilrear dos pássaros e o cantar dos galos, além de ouvir o mugir dos bovinos, o balido dos ovinos, o berro dos caprinos e o relinchar dos equinos e asininos.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce