Cetrex: presidente da Ematerce destaca importância do PBSM para treinandos
9 de setembro de 2013 - 03:00
O presidente da Ematerce, Eng.º Agrº José Maria Pimenta Lima, fez um pronunciamento, na tarde desta segunda-feira, 9 de setembro, no decorrer do Curso para Técnicos, do Programa Brasil sem Miséria, aberto, pela manhã, prolongando-se até sexta-feira próxima, no Centro de Treinamento de Ensino e Extensão (Cetrex), da Ematerce, localizado em Caucaia-CE. Presente também o diretor técnico da Ematerce, Eng.º Agrº Walmir Severo Magalhães, que acompanha, diretamente, as ações extensionistas no campo, afora gerentes estaduais, regionais, locais e assessores estaduais e regionais.
Presidente da Ematerce (à direita sentado) com os instrutores do curso.
Em sua fala, Pimenta deu as boas-vindas aos instrutores, assessores estaduais e extensionistas da Ematerce, desejando-lhes êxito, quando forem pôr em prática, no interior cearense, os conhecimentos teóricos, repassados ao longo do curso. Em seguida, reportou-se à importância desse treinamento, sobretudo para aqueles que estão envolvidos no Programa Brasil sem Miséria, com atuação nos denominados Territórios, por meio do qual serão beneficiadas 20 mil famílias rurais. Trata-se, pois, de um contingente populacional bastante expressivo no campo e que necessita sair do estado de miséria em que vive, concluiu Pimenta.
Plano Brasil sem Miséria
O Governo Federal, com a criação do Plano Brasil sem Miséria, beneficiará 16,2 milhões de brasileiros que possuem renda de até R$ 70 por mês. O público-alvo do PBSM são os cidadãos que trabalham no campo e na cidade. O programa está baseado em três eixos principais: transferência de renda, inclusão social/produtiva e acesso aos serviços públicos. Na área rural, o objetivo central é dar condições aos agricultores de aumentar a produção. Nas cidades, os esforços serão voltados para qualificar a mão de obra e identificar oportunidades de emprego para os mais pobres. Paralelamente, o programa vai garantir acesso à água, luz, saúde, educação, segurança e moradia. O plano é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O objetivo é ampliar e integrar os programas de inserção social e envolver todos os setores da sociedade no projeto.
Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce