Mauriti: Ematerce assiste projeto com resultados satisfatórios
1 de outubro de 2013 - 03:00
Na localidade de Sítio Mata Bonita, Distrito de Coité, município de Mauriti, no Cariri cearense, o pequeno produtor Raimundo Jacireno de Lacerda, 45 anos, casado, dois filhos, desenvolve, com o apoio da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, por intermédio do escritório de Mauriti, assistido pelos técnicos Hidjande de Lacerda e Francisco Cícero Higino, um projeto produtivo de sucesso, desenvolvido numa área de 10 hectares. No último final de semana, o presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima – foi ver de perto esse modelo de produção integrada, envolvendo a Agricultura e a Pecuária.
À esquerda, o presidente da Ematerce no plantio de palma forrageira.
Durante a primeira parada do circuito produtivo, o produtor Jacireno, que também é técnico agrícola, e já trabalhou na Ematerce, no período de 2009 a 2011, mostrou as culturas que estão produzindo: o feijão, que corresponde a um hectare, sendo colhido e comercializado, na vargem verde, na Ceasa de Juazeiro do Norte. Um pouco mais à frente, numa área de 1,6 ha, foi plantado milho e, na fase da colheita, vendido na espiga para Ceasa de Fortaleza, enquanto a palha é utilizada para silagem. Na propriedade, também foi implantada uma área de Palma Forrageira, utilizada como reserva alimentar, que corresponde a dois hectares.

Presidente da Ematerce visita plantio de feijão e fica satisfeito com os resultados alcan-
dos pelo produtor.
Na propriedade, a água, destinada aos projetos de irrigação e abastecimento, é proveniente de um poço profundo, com vazão de 45 mil litros d’água por hora. O projeto produtivo se completa com a atividade da pecuária de leite, iniciando a produção leiteira com 40 litros dia; os bovinos vão ao pasto e se alimentam em um pastejo rotacionado de 3,5 hectares de capim Tanzânia. A criação de ovinos, da raça Santa Inês, também está presente no projeto, com sistema de controle de cobertura e melhoramento genético, em que os reprodutores não vão a campo, ficando confinados, durante o dia e a noite, com as matrizes.
Outra atividade, que se completa com a anterior, é a caprinocultura, em regime semi-intensivo, também mantendo excelente padrão na escolha dos animais das raças Savana e Boer, utilizados para produção de carne. Por último, a comitiva foi ver o criatório dos suínos da propriedade; apesar do sistema rústico está obtendo uma excelente resposta para o produtor, assim viabilizando a rentabilidade do projeto produtivo, onde acontece uma integração de esforços e são empregados três trabalhadores diários, mais o proprietário.
Após a visita ao Sítio Mata Bonita, o presidente da Ematerce ficou satisfeito com o que viu, pois, naquela pequena propriedade, pôde constatar, que é viável o trabalho, no campo, desde que se aliem tecnologia, vontade de crescer, bem como está aberto e possibilita que a agropecuária tradicional do Século passado, passe por transformações, a partir da inserção da assistência técnica e extensão rural, como preconiza a Ematerce. “O Município de Mauriti está preparado para levantar voo, pois tem água em abundância, solo rico, um povo trabalhador e as práticas de Ater fornecidas pelas políticas públicas do Governo do Ceará; Juntando tudo isso, antevejo um futuro promissor para Mauriti, exemplo a ser seguido”, avalia Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce