Presidente da Ematerce participa da solenidade de assinatura de ordem de serviço

16 de outubro de 2013 - 03:00

Os equipamentos serão entregues em oito municípios e são capazes de armazenar 16.000 litros d’água mesmo em período de estiagem

O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, participou, na última terça-feira (15), da solenidade de assinatura, pelo Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional, da ordem de serviço da empresa ganhadora de licitação, Dalka do Brasil LTDA para o fornecimento de mais 19.380 cisternas de polietileno provenientes do Programa Água para Todos, com a presença do vice-governador Domingos Aguiar Filho, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

 

Ao centro, de camisa listrada, o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta.

 

Os municípios, a serem beneficiados, são: Amontada (3.317), Bela Cruz (2.376), Cedro (1.779), Fortim (442), São Gonçalo do Amarante (1.277), Trairi (4.252), Várzea Alegre (1.700) e Viçosa do Ceará (4.237), totalizando 8 municípios e 19.380 famílias.

 

Juntos, Estado e União investirão mais de R$ 72 milhões no fornecimento das cisternas. As famílias terão água de qualidade e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento. “As famílias beneficiadas não precisarão mais carregar latas d’ água na cabeça, abastecer suas residências com água proveniente de carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães. Cada cisterna de polietileno tem a capacidade de armazenar 16 mil litros d’água.

 

O secretário Nelson Martins destaca que o Programa Água Para Todos é uma das políticas do Estado do Ceará, em parceria com o Governo Federal, para universalizar o abastecimento d’água no Estado. “Vamos investir R$ 200 milhões para garantir água de qualidade para a zona rural cearense que se caracteriza pela seca. Será água de qualidade, seja através de sistemas de abastecimento d’água ou através de cisternas de polietileno”, afirmou.

 

O Água para Todos é um projeto que faz parte do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que em convênio com o Ministério da Integração e a SDA, implantará também 1.350 sistemas de Abastecimento de Água no Estado do Ceará.

 

A informação foi extraída de notícia publicada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará