SDA,Ematerce e Chesf assinam convênios
29 de outubro de 2013 - 03:00
Dando sequência às políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e a convivência com o semiárido, o governo do estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e suas vinculadas Ematerce e Agropolos, com o apoio da CHESF – Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco estão implantando o Projeto de Formação de Pastagem para Reserva Alimentar e Convivência com o Semiárido, com a produção da palma forrageira, graças ao convênio firmado pelo instrumento CVNE 92.2012.6860.00 .Cada unidade de produção representa o valor de investimento de R$ 14.654,79. Inicialmente estão sendo implantados três projetos pilotos, sendo um em Banabuiú, o segundo em Quixadá e o terceiro no Crato.
Cada unidade possui uma área de um hectare de palma da variedade Emepa/TYB1 . Depois de colhida, a palma será distribuída aos agricultores familiares inscritos no Programa Hora de Plantar e para outros quarenta e sete produtores. Os sistemas de produção estão sendo possíveis, graças ao emprego das técnicas de irrigação por gotejamento; a palma forrageira irrigada será empregada como reserva estratégica alimentar para o rebanho animal, bovinos, caprinos, ovinos, entre outros. Após a colheita espera-se uma produtividade de até trezentas toneladas por hectare, isso graças à qualidade dos solos e a tecnologia empregada.
No último sábado, dia 26 de outubro foram assinados os convênios para implantação dos sistemas de produção em comunidades do sertão central do estado do Ceará. A primeira foi implantada na localidade de Sitio São João, Distrito de Laranjeiras, Município de Banabuiú, na propriedade em que trabalha os agricultores familiares – José Dias Domingo, 70 anos conhecido por Zé Paulo e Josecir Dias, 46 anos conhecido por boneco, respectivamente pai e filho. O presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima esteve participando do ato de governo e aproveitou para orientar os agricultores quanto aos tratos culturais da palma forrageira.
Também presentes o secretário do desenvolvimento agrário, Nelson Martins, Antônio Rodrigues Amorim secretário adjunto da SDA, Itamar Lemos, Márcio Peixoto coordenador das cadeias produtivas da SDA, Albany Rangel Rolim, gerente regional da Ematerce no sertão central, Graça Neri, coordenadora do escritório da Ematerce em Quixadá, coordenador do escritório da Ematerce em Banabuiú, Tancredo Lopes Gomes Neto, Eduardo Felix ,coordenador do programa para o sertão central, Maria Vânia de Sousa, agente rural, Neto Rodrigues ,secretário municipal de agricultura de Banabuiú, Geraldo Regis da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Banabuiú, Gildásio de Lemos Nobre, presidente da associação dos produtores de São Gonçalo, Jorge Prado ,assessor técnico da FAEC, entre produtores, agricultores e lideranças comunitárias.
No município de Quixadá, a comitiva foi até a comunidade de Riacho do Meio, distrito de Daniel de Queiróz, onde também está sendo implantado um campo de palma forrageira, na propriedade do senhor Francisco Hélio Duarte, o popular Bebel. O convenio foi firmado pela SDA através do secretário Nelson Martins e a interveniência do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, com a Associação Comunitária do Riacho do Meio, tendo como presidente a senhora Ana Glaudia Ribeiro Teixeira. Participaram além da comitiva da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e suas vinculada, o prefeito de Quixadá, João Hudson, vereador Audênio Moraes, empresário Ricardo Carneiro, integrantes da CONVIVER – Associação de Convivência com o Semiárido Cearense Quixadá- Ceará, onde foi assinado o convênio nos mesmos moldes do anterior.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará.
Assessoria de Comunicação Social -Ascom
Fone : (85)3217 7872