Barbalha: Ematerce mobiliza pecuaristas para vacinação contra febre aftosa.

12 de novembro de 2013 - 03:00

Durante o mês de novembro, técnicos da Ematerce mobilizam os criadores de bovinos, em todo o município de Barbalha, a fim de conscientizá-los sobre a importância da vacina contra a febre aftosa, visto que todo o rebanho bovino deve ser obrigatoriamente imunizado. A campanha de Vacinação contra Febre Aftosa acontece duas vezes por ano. A primeira etapa ocorre etapa no mês de maio e a segunda no mês de novembro. Durante esses dois períodos, os técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), de Barbalha, como em todo o Estado do Ceará,  intensificam os trabalhos da extensão rural, buscando informar e conscientizar os criadores a respeito da importância de imunizar todo o rebanho bovino.

 

 

A febre aftosa  é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge, principalmente, bovinos e bubalinos. A doença não atinge cavalos, nem seres humanos. Os registros de casos da doença geram prejuízos econômicos ao país, por dificultar a exportação de carne e por provocar perdas na eficiência produtiva. A carta, ou seja, um comunicado, entregue a cada criador pelos agentes rurais do município, em suas propriedades, alerta sobre o prazo de declaração da vacina, leis de sanidade animal, além de penalidades e multas, caso o criador não cumpra suas obrigações. A presença do técnico, nas propriedades rurais, reforça o dever de o criador, para que vacine seus animais, porém, cada pecuarista, deve ter consciência, logo ao iniciar o período da campanha, adquirir a vacina e encaminhar à Ematerce ou à Adagri, visando registrar a vacina. A exemplo do pecuarista do sitio Barro Vermelho, Eliano de Sousa, que foi o primeiro a registrar a vacina, um dia após o lançamento da campanha.

 

AÇÃO VACINA

 

Informou Socorro: “Para que o criador comprove a imunidade de seu rebanho, é preciso que, após a aplicação da vacina, procure o escritório da Ematerce, munido de xérox da nota fiscal da vacina, para declarar o rebanho existente e, posteriormente, receber o certificado, comprovando assim a sanidade do rebanho bovino. A emissão é feita pela Ematerce através do sistema de defesa agropecuária do Estado do Ceará (Sidagro)”. O objetivo é atingir 100% de cobertura vacinal. Já o rebanho, existente no município de Barbalha, atualmente é estimado em 7. 982 cabeças. Vale ressaltar que todas as medidas estão sendo tomadas, para que o município alcance esse percentual.

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce