Quixeramobim: Dia de Campo na fazenda Canafístula
18 de novembro de 2013 - 03:00
Realizou-se, na manhã da última sexta-feira, 15 de novembro de 2013, na zona rural do município de Quixeramobim, região centro do Estado do Ceará, na Fazenda Canafístula, distante 25 km da sede, Distrito de Damião Carneiro, ‘Dia Especial da Bovinocultura de Leite – Produção de Forrageira’. A fazenda Canafístula pertence à empresária rural, senhora Ana Maria Lima, filha do fazendeiro João Carneiro, já falecido. A propriedade está sendo administrada por Ana em parceria com o esposo Afonso Lima e o filho Francisco, sendo uma das que mais produz leite na região, atualmente onze mil litros dia.
Área, com campim Convert, servindo para alimentar o rebanho bovino.
Durante a manhã, foram visitadas as áreas de plantio da forrageira (Capim Convert), introduzido a partir do plantio irrigado, servindo para alimentar o rebanho bovino, no sistema de pastejo rotacionado. De acordo com o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, presidente da Ematerce, que foi convidado especialmente para o evento, a gramínea, uma espécie de brachiaria, é excelente para a alimentação dos animais, por ter uma resposta muito boa e apresentar índices de proteína entre 8 a 16%. “Esse tipo de prática é um dos mais recomendados, o pastejo rotacionado, pois o animal se transporta, e a campo consome o necessário para a produção de leite, assim, reduzindo custo de produção”, analisou Pimenta.
À direita, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado da empresária
Ana Lima e seu filho Francisco Carneiro.
Presentes ao dia de campo o industrial Renato Carneiro, tio da empresária Ana Lima, além de sobrinhos que também atuam na pecuária leiteira: Álvaro Carneiro Filho, Adilson Carneiro e Álvaro Carneiro Neto. Quem também prestigiou o evento foi o médico e fazendeiro, Ailson Gurgel e esposa; empresário rural e ex-vereador Raimundo Januário; Fernando Câmara, administrador da Fazenda Teotônio, do grupo Edson Queiroz, em Madalena; Cirilo Vidal Pessoa, vice-presidente da Associação dos Agropecuaristas do Sertão-Central; Juarez Charles Carvalho da Cooperativa dos Produtores de Leite de Quixeramobim; gerentes de postos de recebimento de leite em Quixeramobim; pecuaristas de Quixadá, Quixeramobim, Madalena, Boa Viagem, Tauá e Fortaleza.
Prestigiado o Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite.
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, (terceiro da direita para esquerda)
acompanhado de autoridades no dia de campo.
No encerramento da programação, aconteceu confraternização, na sede da Fazenda Canafístula, com o sorteio de brindes e um churrasco-almoço, ofertado pelos organizadores. A senhora Ana Lima, ao fazer uso da palavra, agradeceu a presença de todos, bem como das empresas parceiras no Dia Especial. Quem também se pronunciou foi o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. Disse da satisfação de participar de um evento de alto nível, que traz a inovação tecnológica para o campo como principal desafio da Assistência Técnica e Extensão Rural. “Apesar da seca, estamos vendo um campo que produz, de modo eficaz, numa demonstração de que essas ações possibilitam a convivência com as sucessivas secas que assolam o Ceará”, concluiu Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará)
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce