Ematerce: parceira do COEP na Campanha do Natal pela Vida 2013
28 de novembro de 2013 - 03:00
Informam as assistentes sociais, Lecina Lima e Dalva Melo, ambas lotadas no escritório estadual da Ematerce, que, mais uma vez, a Ematerce, parceira do COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida), lança a Campanha do Natal pela Vida 2013. Ressalte-se que encaminharam aos colegas-extensionistas um documento sobre a história do COEP, relatórios e fotos da visita, realizada ao abrigo de velhinhos em Maranguape-CE.
Da(D) para (E), Lecina Lima e Dalva Melo (Ematerce), acompanhadas das servidoras
do Ibama Fátima Lucena e Dulcilene Lima na visita ao abrigo dos pobres em Maranguape.
Lecina e Dalva disseram, ainda, que, neste ano, foi firmada parceria com o Ibama, visando fortalecer a campanha, que é de todos os ematercianos. Nesse sentido, pedem a colaboração dos que fazem parte da família ematerciana, lotados nos escritórios regional, local, centros de treinamento e postos avançados. Qualquer dúvida, ligar para o fone 3101-2790 – LECINA ou 3101-2430 – Dalvinha
As servidoras do Ibama Fátima Lucena , Dulcilene Lima e da Ematerce, Dalva Melo e Lecina Lima, representantes do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP – visitaram no dia 22/11/2013, o abrigo dos Pobres em Maranguape situado na Av. Stênio Gomes, nº 388 , no centro de Maranguape/CE, fundado em 04/08/1949, onde constataram a delicada instalação do prédio e situação financeira daquele Instituto. A visita se deveu, ao fato de todos os anos o Coep trabalhar a campanha do Natal. Este ano o slogan da campanha será “ “NATAL PELA VIDA.” Cada instituição parceira do COEP, doa a arrecadação a uma comunidade carente.
Conforme reunião mantida com a Irmã Socorrro, diretora do abrigo, este mantém 72 mulheres e 30 homens na faixa etária de 60 a 100 anos. A maioria deles apresenta quadro de depressão, Alzheimer e Diabetes, quando foi possível ver alguns com pernas amputadas e outros acamados, devido às complicações de saúde e a idade avançada.
O COEP
O COEP – Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – foi criado, em 1993, em meio à intensa mobilização da sociedade civil deflagrada pelo Movimento pela Ética na Política, tendo entre seus idealizadores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria.
Inicialmente, eram 30 as entidades envolvidas; hoje, o COEP é um dos principais articuladores junto a organizações públicas e privadas para a promoção de iniciativas visando o desenvolvimento humano e social, em especial as realizadas em comunidades de baixa renda de todo o país.
São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 unidades da federação e em 29 municípios, incluindo entidades de classe e universidades, nas quais funcionários, colaboradores, professores e alunos são incentivados a participar de diferentes projetos sociais.
O COEP é uma rede de organizações. Uma organização é feita de pessoas. Com o entendimento de que transformar uma realidade apenas é possível por meio do envolvimento dos indivíduos, em 2003, foi criada uma Rede de Pessoas – Mobilizadores COEP, e, um ano após, uma Rede de Comunidades.
O Mobilizadores COEP, que reúne mais de 37.000 pessoas participantes do Brasil e do exterior, é um espaço virtual de incentivo e qualificação para a prática cidadã, no qual pessoas interessadas na transformação da realidade social podem, de forma responsável e organizada, se capacitar, trocar experiências, divulgar estudos e ações bem sucedidas, articular parcerias e se planejar para a atuação em iniciativas sociais.
A Rede Comunidades, integrada por cerca de 120 localidades, é o retrato mais expressivo dos resultados da articulação desenvolvida pela ampla Rede Nacional de Mobilização Social, constituída pelo COEP – uma Rede de Organizações, pelos Mobilizadores COEP – uma Rede de Pessoas e pela Rede de Comunidades.
A partir de uma avaliação prévia sobre suas características e demandas, as comunidades são convidadas a participar da Rede e um projeto de desenvolvimento comunitário é desencadeado, visando não apenas a geração de renda de maneira integrada e sustentável, mas também a inclusão social e digital, resguardada a preocupação com a preservação do meioambiente.
A atuação da Rede Nacional de Mobilização Social é direcionada para os seguintes grandes temas:
Erradicação da Miséria
Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade
Participação, Direitos e Cidadania
Quando o assunto é mobilização social, o COEP tem história para contar e resultados para mostrar. Afinal, são mais de 20 anos construindo caminhos para mudar o Brasil. Para melhor.
REDE NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – COMUNIDADES, ORGANIZAÇÕES E PESSOAS
=============================================================================
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce