Ematerce nas comemorações dos 65 anos da Extensão Rural de Minas Gerais

9 de dezembro de 2013 - 03:00

 

Na condição de convidado especial, o presidente da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, participou da programação, alusiva às comemorações dos 65 anos da Emater/Minas Gerais. O evento aconteceu, na sexta-feira, dia 6 de dezembro, na cidade de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, às 15 h, no auditório Juscelino Kubistchek, na cidade administrativa.  Pimenta recebeu homenagem, na ocasião, por ter sido, por vinte anos, extensionista da referida empresa mineira, com grande destaque, em sua atuação no segmento rural.       

 

O presidente da Ematerce, José Maria Pimental, recebeu carinhosa homenagem por ter

trabalhado por mais de 20 anos na Emater-Minas Gerais no interior daquele Estado.

 

 

No dia 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Emater-MG completou 65 anos de fundação. A Empresa tem trabalhado, para promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a qualidade de vida dos mineiros e mineiras. Buscando melhorar ainda mais o serviço prestado, a Emater-MG tem investido na qualidade de atendimento e na modernização de sua gestão. A solenidade aconteceu, às 15h, no auditório Juscelino Kubitschek, no edifício Gerais, na Cidade Administrativa, Belo Horizonte. A cerimônia foi marcada por homenagens aos funcionários e premiações.

 

EXTENSÃO RURAL MG23

Da (D) para (E), o presidente da Ematerce, ladeado pelo deputado federal e ex-presidente

da Emater-MG e da Asbraer, José Silva, articulador da criação da Anater.

 

Os funcionários, com 40 e 50 anos de serviço, forma homenageados. Eles receberam medalhas pela dedicação à assistência técnica e extensão rural. Também foi entregue a medalha Mérito da Extensão Rural.  Houve ainda a premiação dos vencedores estaduais do MelhorAção. O projeto foi criado pela Emater-MG e valoriza as ações de melhorias desenvolvidas pelos funcionários e que tenham obtido resultados significativos na rotina da Empresa. Foram premiados os três primeiros lugares. Encerrando a cerimônia, às 16h30, foi realizado o Café Colonial. O evento é organizado pela Emater-MG e foram oferecidos os mais diversos produtos da agricultura familiar para a degustação dos participantes da solenidade.

 

Atuação

 

A Emater-MG está presente em 793 municípios de Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. Os extensionistas orientam os agricultores, oferecendo todo o suporte técnico, para que eles obtenham sucesso em suas atividades. A previsão é de que, em 2013, a Emater-MG atenda cerca de 400 mil agricultores familiares.

 

Para o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, a Empresa tem contribuído, para fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais qualidade no atendimento ao agricultor. “É importante intensificarmos a atuação da Empresa nas principais cadeias produtivas, como café, leite e derivados, e também investirmos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Também não podemos deixar de valorizar a sustentabilidade, de forma a promover a assistência técnica e extensão rural levando em conta as necessidades das gerações atuais e a capacidade de atender as futuras gerações”, afirma.
Modernização

A Emater-MG tem investido no aprimoramento dos seus processos de gestão, qualificando suas atividades e buscando capacitar e valorizar seus funcionários. Em 2013, ocorreu a revisão do planejamento estratégico da Empresa. Por meio deste, são criados programas, ações e objetivos a serem realizados em longo prazo. O planejamento estratégico dá um direcionamento claro à empresa e a mantém alinhada com as orientações do governo Estadual. Para a revisão, foi promovido uma amplo debate entre os funcionários da Empresa. As metas e ações definidas serão executadas a partir de 2014.

 

De acordo com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, o planejamento estratégico irá ajudar a levar assistência técnica de qualidade a todos os municípios mineiros. “O compromisso da Emater–MG é tornar Minas o melhor Estado para se viver, com prosperidade, qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade”, afirma. Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café, Minas Leite, Minas Sem Fome e o Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.

 

Iniciado em 2007, o Certifica Minas Café é um programa do governo estadual e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) por meio da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A ideia é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação. Até novembro de 2013, o Certifica Minas Café atingiu a marca de 1.634 propriedades cafeeiras certificadas e 2.137 cadastradas.
O Minas Leite, lançado em 2005 pelo governo do Estado, tem o objetivo de modernizar a cadeia produtiva do leite e agregar valor ao produto. Por meio do programa, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater–MG. Até novembro de 2013, o Minas Leite cadastrou 1.159 propriedades em 395 municípios.

 

“Este trabalho, de décadas, desenvolvido pela Emater-MG, é fundamental para o sucesso das ações do Estado ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar. Buscamos garantir a sustentabilidade da atividade, no campo, com benefícios econômicos e sociais”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento. As comemorações dos 65 anos da Emater-MG aconteceram durante todo o dia. A programação foi extensa e incluiu reunião da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Mostra da Extensão Rural, entrega de insumos do programa estadual Minas Sem Fome e uma homenagem à Empresa feita pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Os eventos, realizados, foram promovidos pela  Asbraer e executados pela Emater-MG, em parceria com o Sistema Ocemg, Senar, CaféBrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Furnas, Caixa Econômica Federal, Fetaemg  e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

Crisanto Teixeira – Jornalista, lotado na Ematerce, escritório regional de Quixeramobim.

=====================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce