Palmácia: turismo rural gerando emprego, renda e fortalecendo laços familiares

18 de dezembro de 2013 - 03:00

 

As articuladoras estaduais da Ematerce de Turismo Rural, Fernanda Aquino e Lúcia Ferreira de Sousa, visitaram, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013, as comunidades  da região do Maciço de Baturité, que participaram da Oficina de Planejamento para o Turismo Rural na Agricultura Familiar, referente ao Convênio 701170. O articulador regional Francisco José de Macedo (Gildo) acompanha, com dedicação e entusiasmo, as ações referentes a essas atividades não agrícolas de Turismo e Artesanato, constatando  resultados satisfatórios na elevação da autoestima e melhoria significativa da renda familiar.

 

Em Palmácia, no distrito Gado dos Rodrigues, o núcleo familiar, composto por uma mãe  e seis filhos (3 casados e 3 solteiros), alicerçados na união, capacidade empreendedora e movido pelas ideias do pai, falecido, implantaram o Balneário Lagoa Bar, que  desenvolve atividades, associadas ao turismo rural, envolvendo gastronomia e lazer, com restaurante, piscina e campo de futebol, numa área de 4 hectares, cravada numa região de beleza exuberante, onde são exploradas as culturas de milho, feijão, macaxeira, pecuária leiteira (20 cabeças), galinha caipira, pato, ganço e pavão.

ENTRADA DOIS

Da (D) para (E), Gildo, os irmãos José Erivan Alves Bandeira, Denis Alves Bandeira, esposas

e filhos, Fernanda Aquino e Lúcia Ferreira.

 

Os finais de semana são de trabalho intenso, que ocupa todos os membros da família, quando o empreendimento recebe pessoas da região, atraídas por uma variado cardápio regional, ofertando alimentos saudáveis (sem uso de agrotóxicos), banho de piscina e campo de futebol, que foram construídos, nos últimos dois anos, com o apoio de recursos financeiros, por intermédio do Agroamigo, Crediamigo e Pronaf Estiagem (construção de um poço profundo).

AÇÃO CARDÁPIO

 

O espaço vem sendo requisitado para confraternizações, eventos corporativos, familiares, escolares, dentre outros. Dois filhos, que  trabalhavam  em Fortaleza, numa panificadora, com esse empreendimento, regressaram ao campo, para, junto dos seus familiares, passando a morar, no mesmo espaço rural, onde nasceram e viveram a infância e a adolescência.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce