.Ematerce promove dia de campo sobre abacaxi

30 de dezembro de 2013 - 03:00

abacaxi 3

 

 

abacaxi1

 

 

Visando difundir e valorizVisar a cultura do abacaxi como fonte de ocupação e renda, através do cultivo na região do Cariri Leste cearense, foi realizado no  dia 27 de dezembro, no município de Porteiras, um  “Dia  de Campo” sobre a Cultura de Abacaxi, promovido com o apoio da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, Prefeitura Municipal de Porteiras através, da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Associação de Produtores e Instituições de créditos. Cerca de 50 agricultores participaram das atividades.

Entre os presentes ao evento,como  convidado especial esteve o presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo, José Maria Pimenta Lima,além  do prefeito de Porteiras, Manoel Novaes Miranda, gerentes dos escritórios da  Ematerce – Cariri Leste, regional e local, respectivamente José Dias Ferreira e Fátima Benicio. Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente , Reginaldo Rodrigues Ribeiro, gerentes das agências dos Bancos do Brasil e Caixa Econômica, além do agente rural Waldenberg Lino, que assiste o produtor de abacaxi,  Cícero Antônio dos Santos, o popular Tita, proprietário da área onde aconteceu o dia de campo, além de convidados.
    
Conta o gerente regional da Ematerce José Dias Ferreira, o ‘Eudinho’, que o pontapé inicial para a introdução da cultura naquele município, começou ano passado (2012), com a ida de uma missão técnica, composta por cinco agricultores familiares, assistidos pela Ematerce, ao município de Santana do Cariri, quando visitaram o agricultor Expedito Gato, o maior produtor de abacaxi do Ceará, daí, despertando os mesmos para o cultivo da fruta, que apresenta excelentes resultados econômicos.
 
O presidente da Ematerce – Engrº Agrº José Maria Pimenta, ao fazer uso da palavra, destacou à iniciativa dos agricultores familiares, que estão buscando alternativas de produção, diferente do que se praticava anteriormente, ou seja, a cultura de subsistência, onde predominava o plantio do milho e do feijão, naquela região. “Numa área de 2,5 hectares o agricultor Cícero Antônio, conhecido por Tita, está obtendo um excelente resultado financeiro, pois com a venda da produção, que atingiu 26 mil frutos de excelente qualidade, está lucrando livre, a importância de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais), o que para um ano de seca, tornou-se um grande resultado”, parabenizou Zé Maria Pimenta. O agricultor ainda vai agregar valor ao ganho real, com a venda de aproximadamente 500 mil mudas, provenientes do desbaste dos frutos comercializados.   

Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará.