Mauriti: obras de transposição em ritmo acelerado
16 de janeiro de 2014 - 03:00
O presidente da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, na última terça-feira, 14 de janeiro, acompanhado dos agentes rurais João Agacinêudo Damásio e Maria Marilena Alexandre dos Santos, ambos do escritório de Mauriti, visitou as obras de transposição do Rio São Francisco, em execução no Distrito de São Miguel, distante 18 Km da sede do município de Mauriti, na Região do Cariri-Cearense.
Ao centro, o presidente da Ematerce visita trecho da transposição das águas, acompanhado
pelos agentes rurais João Agacineudo e Maria Marilena.
O trecho da obra mede 40 km e compreende os municípios de Brejo Santo, passando por Mauriti, indo até a divisa com o Estado da Paraíba. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, esse trecho pertence ao lote 6 da transposição, com investimentos do Governo Federal de R$ 223.442.484,35. Um pouco mais à frente, está sendo construído um túnel, em uma serra, de aproximadamente 17 km de extensão, serviço necessário para que a água chegue a mais de uma centena de comunidades assentadas na região do semiárido.
Durante a visita, foi possível constatar que a obra está sento tocada, em ritmo acelerado, diferente da última visita, com inúmeras máquinas, caminhões, tratores e um considerável contingente de operários; quando concluída, será de grande utilidade para grande parte dos Estados do Nordeste Brasileiro, que sofre frequentemente com as inclementes secas, em especial o Estado do Ceará. O canteiro de obras está trazendo movimentação, para o comércio varejista, o aluguel de imóveis e a compra de gêneros alimentícios, na cidade de Mauriti, além dos distritos de Palestina e São Miguel.
O Governo do Estado vem colocando em prática o projeto, anteriormente, batizado de “caminho das águas”, que interligará as grandes bacias hídricas, compostas por rios que cortam o Ceará. “A Ematerce está pronta, para realizar o trabalho de assistência técnica e extensão rrual aos agricultores familiares, no tocante ao aproveitamento dessa água para projetos de produção irrigada; Quintais Produtivos e Mandalas, além do cultivo de cereais, para o alimento humano e animal, serão introduzidos, em larga escala, por onde passar a água que vem do Velho Chico”, destaca Pimenta.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce