Funceme divulga previsão climática para fevereiro, março e abril de 2014

22 de janeiro de 2014 - 03:00

 

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado do diretor técnico, Walmir Magalhães, compareceu à reunião, ocorrida, ontem, às 18 horas, 21 de janeiro, no Hotel Luzeiros (Avenida Beira Mar, 2600 – Meireles, cujo principal objetivo foi apresentar  a previsão climática, para os meses de fevereiro, março e abril de 2014, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O prognóstico mostrou a tendência de chuvas, para três dos quatro meses, que formam o período chuvoso, no Ceará, sendo, dessa forma, de fundamental importância para nortear ações do Governo do Estado, que são impactadas pelo regime de precipitações.

 

À direita da foto, o presidente José Maria Pimenta, tendo ao seu lado o secretário

adjunto da SDA, Antonio Amorim, e o coordenador da Agricultura Familiar, da SDA,

Itamar Marques.

 

A divulgação do prognóstico encerrou o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, evento que começou naa segunda-feira (20), reunindo meteorologistas dos Estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office). Nas reuniões, serão avaliadas condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e apresentadas previsões de modelos atmosféricos globais.

Previsão objetiva

 

A Funceme busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações. “Desde o ano passado, temos no Ceará um modelo global que simula a atmosfera do planeta todo. Também acessamos às informações de vários outros modelos de instituições parceiras do Brasil e de outros países. Nossa meta é fazer uma previsão objetiva com esses dados, evitando a interferência de fatores externos como a crença de que ano terminado em 4 é chuvoso ou as subjetividades dos próprios meteorologistas”, afirma Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

 

Depois do Workshop, a Funceme permanecerá monitorando e avaliando as condições dos oceanos e da atmosfera. “O prognóstico não é definitivo e faremos nova reunião no fim de fevereiro para emitirmos uma previsão atualizada, que mostrará a tendência das precipitações até maio, último mês da quadra chuvosa. Se percebermos que os sinais desse outro período estão diferentes, a nova previsão será divulgada contemplando essas mudanças”, adianta o presidente.

 

Comitê da Seca

 

Na terça-feira, dia 21, antes da divulgação da previsão climática, foi realizada uma discussão, com instituições, que formam o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, como Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Defesa Civil, dentre outras. “Apresentamos, no mesmo dia, o prognóstico para a sociedade, através de coletiva de imprensa, e para os tomadores de decisão, de forma que eles possam planejar suas ações ainda antes de começar o período oficial das chuvas”, explicou o presidente da Funceme.

 

(As informações, acima citadas, foram divulgadas pela Assessoria de Imprensa da SDA, cujo titular é o jornalista Lúcio Pontes)

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce