Comitê da Seca debate providências, caso ocorra nova seca no Ceará

27 de janeiro de 2014 - 03:00

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, participou, na manhã de segunda-feira, 27 de janeiro de 2014, na sede estadual do Corpo dos Bombeiros do Estado do Ceará, em Fortaleza, da reunião semanal do Comitê da Seca, presidida pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins. O evento contou com a presença de vários prefeitos, secretários municipais de agricultura, autoridades do setor agropecuário do Estado e representantes de instituições públicas e privadas.

 

Ao centro da foto, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, representando a diretoria

e extensionistas da empresa, na reunião do denominado Comitê da Seca.

 

Segundo Pimenta, no decorrer da reunião, dentre outros assuntos, tratou-se do agravamento da seca, no Ceará, uma das piores dos últimos 50 anos, que acabou com quase 70% das lavouras de sequeiro e provoucou a morte de, aproximadamente, 100 mil animais, sobretudo de bovinos. Citou, ainda, o dirigente da Ematerce que foi feita a cobrança de um Plano “B”, caso seja configurado, em 2014, mais um ano de seca, o que, na sua opinião, será um caos, levando-se em consideração o consumo de água, por parte dos habitantes do interior e até da capital, sem falar do consumo do líquido para os animais.

 

Na oportunidade – acrescentou Pimenta – que foram sugeridas ações, como: racionamento de água, seu reuso, afora uma campanha de esclarecimento em massa a fim de alertar a população sertaneja e da capital a não desperdiçar água potável, com a lavagem de carros, equipamentos agrícolas e animais, vez que a situação de uma nova seca será mais danosa do que a de 2012 e 2013. Disse mais Pimenta que os maiores açudes estão com sua capacidade de armazenamento de água muito abaixo de 40%, o que é preocupante, e será pior, se não houver boas chuvas de fevereiro a maio do ano em curso.

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce