Quiterianópolis: agricultores dão lição de convivência com o semiárido
10 de fevereiro de 2014 - 03:00
Informa o coordenador do posto avançada da Ematerce, em Quiterianópolis, Italo Capistrano, que, em pleno período de estiagem, agricultores do Assentamento Luar do Sertão Quiterianópolis-CE dão lição de convivência com o semiárido. Este assentamento, localizado no município de Quiterianopolis, a 13 km da sede do município, destaca-se, na produção, em pleno período estiagem, na região dos Inhamuns, com o trabalho de de duas famílias, beneficiadas pelo Projeto CHESF/SDA, há mais de 5 meses, com o cultivo de milho, feijão e melancia irrigados.
Plantação de milho, feijão e melancia, irrigados por gotejamento, em pleno semiárido,
dão resultados satifatórios em termos produção e produtividade.
O principal objetivo do projeto é o plantio de Palma Forrageira, cultivar resistente à colchonilha, cultivada com o uso do sistema de irrigação por gotejamento. Enquanto a semente de palma não chega, os agricultores foram autorizados a cultivar as mais diversas culturas de seu interesse. De acordo com o agricultor Antonio Luiz Mota, esse projeto veio para ajudar o homem do campo, castigado pela falta de chuvas e que, com apenas uma fonte de água e uso de tecnologias, pode-se produzir, durante todo o ano, e que está ansioso para plantar palma forrageira.

Com assistência técnica e extensão rural, agricultores familiares colhem produtos de
qualidade, a exemplo de melancias, irrigadas por gotejamento.
De acordo com o coordenador do posto avancado da Ematerce, em Quiterianópolis, Italo Capistrano, muitos agricultores estão despertando para o uso de tecnologias, que não dependem tanto das condições climáticas e que, por meio do sistema de irrigação, por gotejamento, proporcionam economia, tanto de energia elétrica, quanto de água.
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce