Convênios entre o Mapa e entidades de assistência técnica vão fortalecer pecuária leiteira do semiárido nacional

27 de fevereiro de 2014 - 03:00

 

Fortalecer o serviço de assistência técnica no semiárido brasileiro. Esse é o objetivo dos convênios firmados entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cinco  entidades estaduais de assistência daquela região. A cerimônia de assinatura foi realizada hoje, 27 de fevereiro, em Brasília. O evento contou com a presença do ministro do Mapa, Antônio Andrade, e do presidente da Emater-MG e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Ricardo Ramos Roseno. Representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), seu presidente, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima.

 

Da (D) para (E), a quarta autoridade da foto é o presidente da Ematerce, Engº Agrº

José Maria Pimenta Lima, que representou o órgão oficial de assistência técnica e

extensão Rural do Ceará com abrangência em 183 municípios, dos 184 existentes no Estado.

 

O convênios serão assinados entre o Mapa e as entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A iniciativa tem como objetivos a recuperação e fortalecimento da bovinocultura leiteira por meio da prestação  de assistência técnica e extensão rural qualificada para médios produtores rurais da região do semiárido do Nordeste do Brasil, principalmente nos municípios atingidos pela estiagem prolongada.

 

Para o presidente da Asbraer e da Emater–MG, José Ricardo Ramos Roseno, “esse é um momento relevante pela iniciativa do Mapa de retomar o financiamento do serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), estreitando a parceria com o apoio dos governos estaduais”. Roseno destaca também o fato de os convênios serem dirigidos para o atendimento aos médios produtores e ainda que “estão alinhados ao desafio de universalizar a Ater, tornando-a efetivamente disponível para todos os públicos.” Esse desafio é uma das diretrizes de trabalho para a recém-criada Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), ainda em constituição, que já sinaliza manter como prioridade a agricultura familiar.

 

Assinatura

 

De acordo com Roseno, a Asbraer atuou como representante dos estados nas várias discussões para a concretização dos convênios e liberação dos recursos. Na prática, o Mapa irá contratar as empresas estaduais de assistência técnica para a prestação de serviços além de promover parcerias, por exemplo, com a Embrapa. As entidades de assistência técnica orientarão os produtores, utilizando-se de metodologias adequadas, implantação de unidades demonstrativas e cursos de capacitação.

 

FOTO PIMENTA COM MINISTRO

Primeiro à direita, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, ladeado pelo ministro

Antonio Andrade, do Mapa, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e o presidente

da Faec, Flávio Saboya.

 

ASSINATURA CONVÊNIODOIS

Momento da assinatura do convênio, entre Mapa e Ematerce, pelo presidente José

Maria Pimenta,  nas presenças do presidente da Faec, Flávio Saboya. e do deputado

federal Raimundo Gomes de Matos, o primeiro à esquerda da foto.

 

No total, o valor dos recursos investidos por meio dos convênios será de R$ 4.441.097,00. Serão  construídas 200 unidades demonstrativas e 3.560 produtores rurais beneficiados.  “Com o convênio, será levada assistência técnica para os médios produtores da região do semiárido, para que sejam desenvolvidas estratégias junto com os produtores para melhorar a produção da região, como reserva de água para a produção agropecuária e alternativas de produção de alimentos para animais, aumentando assim a produção”, diz o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo  do Mapa, Caio Tibério Dornelles da Rocha.

 

Anater

O projeto de lei que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, faltando agora ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. À nova agência caberá executar políticas nas áreas de extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Alinne Drumond
31 3349-8176
Sebastião Avelar
31 3349-8132

=====================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce