Assaré: agricultores familiares satisfeitos com cultivo orgânico de hortaliças
28 de março de 2014 - 03:00
A Unidade familiar de Maikon Pereira Santos e Danisléia Gomes Santos, residente no sítio São Gonçalo, município de Assaré, vem destacando-se no cultivo de olerícolas orgânicos. No seu quintal produtivo, com pouco menos de 0,20 hectares, destaca-se, principalmente, as folhosas, como: coentro, cebolinha e alface.Também estão sendo cultivados, mas em caráter experimental, culturas como: beterraba, cenoura, tomate, repolho, pimentão e couve.
O agricultor mostra-se satisfeito com os resultados obtidos, pois, além do empenho de sua família, no dia a dia no cultivo da terra, recebe quinzenalmente a visita da Ematerce, por intermédio do agente rural Joaquim Rodrigues da Silva Neto, que presta assistência técnica, orientando-o, desde o preparo da área, até a colheita.
Vale ressaltar que tudo é produzido, organicamente, pois se trata de produtos de origem biológica ou natural, que possuem baixa toxicidade, eficiência no controle, custo reduzido, facilidade de aquisição e aplicação e que não favorece a ocorrência de resistência apragas e a doenças, nas culturas agrícolas, obtendo assim produtos mais saudáveis. Isso evita a contaminação do produto e do consumidor, mantendo o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas, reduzindo o número de aplicações de agrotóxicos, colhendo-se produtos saudáveis, sem falar da qualidade de vida da família, visto agregar valores aos seus produtos, aumentando sua renda e fixando o homen no campo, reduzindo o êxodo rural.
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce