EMATERCE FAZ PALESTRA NO FÓRUM DE TURISMO NO SEBRAE-CE

21 de maio de 2014 - 03:00

 

Uma nova modalidade turística da qual se espera, que contribua, significativamente, para o desenvolvimento rural sustentável, é o Turismo Rural na Agricultura Familiar, por sinal uma das prioridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), que vem incentivando o público-alvo da Assistência Técnica e Extensão Rural a explorá-lo, racionalmente, visto ser uma fonte alternativa de renda e geração de  emprego no campo.

Atendendo ao convite do presidente do Fórum de Turismo de Fortaleza, Pedro Coelho Fonseca, a coordenadora regional, no Sertão-Central, da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar, no âmbito da Ematerce, Elisa Sales, proferiu palestra, na manhã de quarta-feira, 21 de maio de 2014, no auditório do Sebrae-Ceará, em Fortaleza, para representantes de órgáos públicos e privados, ligados ao setor de turismo do Ceará, além de dirigentes de associações e sindicatos desse segmento, sobre as ações extensionistas, desenvolvidas pela empresa com os agricultores familiares, orientando-os a explorar, racionalmente, essa modalidade de turismo no meio rural. A palestrante da Ematerce fez-se acompanhar do assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, além de vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-Ceará – jornalista Antonio José de Oliveira.

 

Ao centro, o assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, Antonio José de Oliveira,

fazendo a apresentação da palestrante, Elisa Sales, da Ematerce, seguindo-se o presidente

do Fórum de Fortaleza, Pedro Carlos Fonseca.

 

No decorrer do evento, Elisa fez uma abordagem a respeito do surgimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar, os objetivos, o envolvimento dos municípios, em parceria com a Ematerce, as secretarias municipais de Agricultura, o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

 

A Técnica da Ematerce, Elisa Sales, referiu-se às atividades turísticas, que possam ser desenvolvidas, no meio rural, onde a produção agropecuária e a cultura sertaneja sejam os principais atrativos. “Desenvolver o Turismo Rural, com planejamento e amor ao trabalho, gerará, sem dúvidas, empregos e renda, não só para os agricultores familiares rurais, bem como para outros empreendedores que venham a atuar nesse segmento econômico”, afirmou Elisa.

 

BONITA

A palestrante da Ematerce, Elisa Sales, coordenadora regional, no Sertão-Central do Ceará,

da Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar.

 

Lembrou, ainda, que foi plantada uma semente e que, uma vez bem cuidada, dará bons frutos a médio prazo. Os fatores limitantes, para a sustentabilidade desse segmento turístico, são a escassez de água e o clima do semiárido, considerando-se as estiagens intensas, que castigam as plantações e causam enormes prejuízos aos agricultores.

 

Os participantes do Fórum ouviram, ainda, explicações, no tocante às oficinas com os agricultores familiares, oportunidade em que recebiam informações sobre a importância do turismo rural, como uma fonte alternativa de renda e de geração de empregos, o que reduz o êxodo rural, quando da ocorrência de secas  na região semiárida do Ceará.

 

No final da palestra, Elisa respondeu às inúmeras perguntas sobre a atuação da Ematerce no Turismo Rural na Agricultura Familiar, além de receber os parabéns e elogios pela maneira de expor o assunto em pauta, usando uma linguagem fácil de compreensão, sem falar de sua coordenação, no Sertão-Central, trabalhando, denodamente, pelo crescimento sustentável dessa modalidade de turismo, iniciada em 2007 no Estado do Ceará, abrangendo quase 40 municípios.

 

Vale ressaltar que o Turismo,  em áreas rurais, é uma forma de lazer, fundamentada na paisagem natural, no patrimônio cultural e no desenvolvimento social das regiões interioranas do Brasil. O principal objetivo é promover a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo os aspectos naturais, socioeconômicos, culturais e éticos.

 

Texto e Foto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce