Porteiras: cultura do Gergelim alternativa para Agricultura Familiar
23 de maio de 2014 - 03:00
A agricultora familiar Devanira Trajano de Araújo, do município de Porteiras, cultiva, neste ano, uma área de 10,9 hectares de Gergelim, consorciada com Mamona.
De acordo com as previsões da Funceme de que as chuvas seriam 40% abaixo da média, e os anos de 2013 e 2012 foram de grande estiagem, a agricultora teve enorme prejuízo com a cultura do Milho, que chegou a perder 80% da produção, devido à estiagem no Nordeste.
Assistindo ao programa de TV Globo Rural, viu uma reportagem, sobre Gergelim, e julgou ser boa alternativa de renda, pois a cultura não requer muitos cuidados, exigindo apenas que seja mantida livre de ervas daninhas, nos primeiros 40 dias do ciclo, quando é mais sensível à ocorrência, sem falar que tem boa tolerância à seca.
Diante dessa reportagem e com a esperança de que teria boa produção e, consequentemente, uma satisfatória lucratividade, visto os preços, praticados no comércio, serem atrativos, não mediu esforços, foi atrás das sementes de Gergelim e Mamona, somente encontradas no município do Crato. Com as orientações da Ematerce a agricultora preparou o solo e realizou o plantio, utilizando o espaçamento de 50-60 cm, entre as linhas, e densidade 20-25 sementes/m, sem desbaste posterior, com utilização de 2,5-3 kg de sementes por hectares. Os técnicos da Ematerce acompanham o desenvolvimento da cultura e para satisfação deles satisfação cultura apresenta bom desenvolvimento vegetativo, com perspectiva de produtividade em torno de 1.000 a 1.200 kg/ha.
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce