EMATERCE: CENTRO GERENCIAL EM NOVA E FUNCIONAL SEDE

16 de junho de 2014 - 03:00

 

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), inicia,  nesta segunda-feira, 16 de junho de 2014,  suas atividades, após a reinauguração de sua sede-própria (Centro Gerencial), localizada na Avenida Bezerra de Menezes, 1900, vizinha ao prédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará(SDA). O ato inaugural, ocorrido no dia 13 último, contou com a presença do ministro Miguel Rosseto, do Desenvolvimento Agrário (MDA), o vice-governador do Ceará, Domingos Filho, do secretário Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário do Ceará, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, dos diretores técnico e administrativo e financeiro, respectivamente, Walmir Severo Magalhães e Maximiliano Medeiros, além de deputados federais, estaduais, prefeitos de vários municípios cearenses, representantes de órgãos públicos e privados, gerentes regionais, locais, assessores estaduais, ex-presidentes da Ematerce, extensionistas, representantes de comunidades rurais, de associações e sindicatos rurais e agricultores familiares.

 

ALEGRIA

Prestigiada a reinauguração do escritório central da Ematerce.

 

Após descerrar a placa de inauguração, o presidente da Ematerce e diretoria executiva acompanharam os convidados, na visita novas instalações, mostrando o padrão da obra, bem como o aparelhamento de todos os setores, com estações de trabalho,  modernas, com rede de comunicação on line, além de auditório, sala de reuniões. O Centro Gerencial da Ematerce dispõe de três pavimentos, moderna central de climatização, um elevador, o que possibilita melhores condições de trabalho para os ematercianos e os visitantes. Por último, foi servido um coquetel aos participantes da solenidade de inauguração.

 

AUDITÓRIO NOVO DOIS

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta e os diretores técnico e administrativo-

financeiro, Walmir Severo e Maximiliano Medeiros, apresentaram as novas instalações

da empresa às autoridades convidadas. Registro fotográfico no auditório.

 

Ainda no mesmo dia, no Parque de Exposições governador César Cals, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, aconteceu a solenidade para a entrega de equipamento do governo federal, referente ao PAC Programa de Aceleração do Crescimento para prefeituras do Estado do Ceará, além da assinatura de convênios com entidades de agricultores familiares do Ceará. O presidente da Ematerce José Maria Pimenta Lima e o diretor técnico participaram da solenidade com o Ministro e demais autoridades, assinando as ordens de serviço, constantes dos convênios, entre o Estado, o Governo Federal e Associações de Produtores e Prefeituras Municipais. Na referida solenidade, a Ematerce recebeu veículos automotores (automóveis) para uso nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos escritórios da empresa no interior cearense.

 

CARROS

A Ematerce recebeu 43 carros da Ford, modelo Fiesta, convênio Governo do Estado, Ematerce

e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – no valor de R$ 1.252.5490,00.

 

O evento assinalou ainda o transcurso do aniversário, ocorrido em 16 de fevereiro último, quando o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) completou 60 anos de criação, ou seja, no ano de 1954. Registre-se que, no dia 7 de julho de 1976, com a denominação de Ematerce, tornou-se uma empresa pública estadual de economia mista, sem fins lucrativos. O Centro Gerencial da Ematerce, reformado e ampliado, com acréscimo de mais um pavimento, proporciona mais conforto e funcionalidade aos dirigentes, empregados e visitantes, inclusive com acesso facilitado por meio de elevador.

 

ASSINATURA

Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, assinando convênio com o MDA, na

 presença do ministro Miguel Rosseto, vice-governador Domingos Filho, e o secretario Nelson

Martins, da SDA.

 

A concentração de esforços dos(as) agricultores(as) e extensionistas, aliada ao apoio do governador Cid Ferreira Gomes e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nélson Martins,  sem falar das importantes e necessárias parcerias, vem possibilitando a prestação de assistência técnica agropecuária e gerencial, no momento, a mais de 140 mil agricultores familiares sem repetição. Um dos destaques, desde o início da gestão do governador Cid Gomes, é a instalação de escritórios, com sua autorização, a aquisição de veículos novos,  equipamentos de informática e reformas dos escritórios, com vistas a aumentar a abrangência da assistência técnica agropecuária e gerencial, no interior cearense, sobretudo aos agricultores familiares.

 

AUTORIDA

Solenidade, no Parque de Exposições da SDA, bastante prestigiada por autoridades,

agricultores familiares e extensionistas.

 

Atualmente, a Ematerce presta assistência técnica agropecuária e gerencial aos agricultores familiares, por intermédio de 71 escritórios locais, 18 regionais, mais de 80 postos avançados, além de  três Centros de Treinamento; em Capuan/Caucaia (Cetrex); em Quixeramobim (Fazenda Normal) e em Milagres (Cetrema), com abrangência em 183 dos 184 municípios do Estado. Vale salientar que os agricultores e suas famílias são participantes diretos, nesses 60 anos, completados, no dia 16 de fevereiro de 2013, de pleno funcionamento de um órgão público estadual, no caso a Ematerce, que iniciou suas atividades, orientando agricultores nos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá.

 

COMENDAdois

Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, recebe certificado, referente à atuação da

empresa na campanha de vacinação contra febre aftosa (reconhecimento internacional)

das mãos do vice-governador do Ceará, Domingos Filho.

 

De acordo com o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, a Ematerce, ao longo de sua existência, vem semeando tecnologia, no campo, ao alcance de todos – como reza seu slogan – e transformando, para melhor,  a vida dos(as) agricultores(as) e de suas famílias, dando, assim, sua parcela de contribuição, para atenuar a pobreza e evitar o êxodo rural, sobretudo no período de prolongadas estiagens. Merece destaque, também, o apoio do governador Cid Ferreira Gomes e do secretário Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário, para a consecução das metas, programadas pela Ematerce.

 

CHAVE

Entrega da chave de um carro Fiesta ao extensionista da Ematerce, Sinival, região de

Baturité, ao lado do ministro Miguel Rosseto e do vice-governador do Ceará, Domingos Filho.

 

Os princípios norteadores são: o foco no desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar; a busca pela obtenção de resultados satisfatórios e impactantes; a visão do agronegócio familiar e o estabelecimento de parcerias, sem falar que trabalha, com vistas à profissionalização dos servidores e dos agricultores e à consequente melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.

 

Destaque-se, ainda, que a Ematerce busca a sustentabilidade do setor agropecuário cearense, mediante ações extensionistas, capazes de gerarem emprego e renda. É da competência da Ematerce executar, respaldada nos princípios éticos e profissionais, as políticas agrícolas, com a implementação dos programas e projetos dos Governos Estadual, Municipal e Federal e instituições afins. O grande desafio da empresa é a gradual universalização da assistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudo os de base familiar.

UM POUCO DA EMATERCE

 

O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) iniciou suas atividades, no dia 16 de fevereiro de 1954, com a denominação de Ancar (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural). Transcorridos alguns anos, o Serviço de Extensão Rural do Ceará ampliou sua abrangência e, no dia 16 de julho de 1976, foi transformado em empresa, com a aprovação da Lei 10.029, recebendo a denominação de Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceara – Ematerce.
MISSÃO

 

A Ematerce tem por missão contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do Estado do Ceará, com ênfase na Agricultura Familiar e suas organizações, com o uso de processos participativos e construção coletiva, que assegurem a inclusão social.

 

ATRIBUIÇÕES DA EMATERCE

 

Planejar, coordenar, promover, executar e avaliar a política agrícola estadual, no que compreende o desenvolvimento das atividades, relativas à assistência técnica e extensão rural, em consonância com as políticas de ação dos governos federal, estadual e municipais; colaborar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento–Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – e com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – do Estado e entidades afins na formulação e execução das políticas de assistência técnica e extensão rural do Estado do Ceará.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce)
Presidente: José Maria Pimenta Lima
Endereço:  Avenida Bezerra de Menezes – CEP 60325-150 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3101.2417
Fax: (85) 3101.2429
Site: www.ematerce.ce.gov.br

 

A Diretoria Executiva é composta pelo Eng.º Agrº José Maria Pimenta Lima (presidente); Eng.º Agrº Walmir Severo Magalhães (Diretor Técnico); Geógrafo, com Mestrado em Economia, Maximiliano César Medeiros, (Diretor Administrativo e Financeiro) e  o Eng.º Agrº Itamar Teixeira Bezerra (Assistente da Presidência).

========================================================================

 

Assessoria de Comunicação/Ouvidoria/Serviço de Informação ao Cidadão

Jornalista Antonio José Viana de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br
Coordenador de Eventos

Jornalista Crisanto  – do escritório regional da Ematerce em Quixeramobim.

Ouvidor substituto e coordenador do SIC
Eng.º Agrº Marcos Antonio Paulino Dias – marcos.dias@ematerce.ce.gov.br

Fone da ASCOM/OUVIDORIA/SIC: (85) 3217.7872