O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, acompanhado dos assessores estaduais, Egberto Targino Bomfim e Socorro Sugette, participou, na manhã desta quarta-feira, 29/10/14, da solenidade de entrega da premiação aos vencedores do concurso de fotografia, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, com o tema Ceará: Cores e Sabores. A promoção, aberta a fotógrafos amadores e profissionais, com vínculo à administração estadual direta e indireta, concursado, comissionado, terceirizado ou estagiário. fez parte da programação, pelo transcurso da Semana do Servidor Público Estadual, cujo dia, a ele dedicado, é o 28 de outubro.
Ao centro, o Engº Agrº Targino Bomfim, explicando o conteúdo de sua foto, tendo
à suaesquerda, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e à sua direita,
o diretor administrativoe financeiro, Maximiliano Medeiros.
Informou o dirigente da Ematerce que, dentre os quatro premiados, dos 12 selecionados, mereceu menção honrosa a foto de autoria do Engenheiro Agrônomo Egberto Targino Bomfim, responsável pelo Programa de Desenvolvimento e Recuperação da Cajucultura do Ceará, no âmbito da Ematerce, que obteve o quarto lugar. A foto registra o momento, em que um passarinho retira o néctar das flores, cultivadas em sua propriedade no Maciço de Baturité.
Colegas de trabalho, do escritório estadual (Centro Gerencial) prestigiando
a homenagem a Targino Bomfim no auditório da empresa.
Para José Maria Pimenta, a iniciativa do Governo do Estado é louvável, pois, além de prestigiar a Semana do Servidor Público, oferece-lhe excelente oportunidade de mostrar seu interesse pela fotografia, valorizando, no caso específico, elementos da natureza, estimulando as pessoas a admirá-la e a preservá-la, sem falar de os servidores públicos estaduais demonstrarem seus talentos culturais. Em seguida, acrescentou: “Com sua foto, Targino comprovou o dito de que uma imagem diz mais do que mil palavras.
Na solenidade de entrega dos prêmio, na Secretaria do Planejamento e Gestão,
ao centro, Targino, ladeado pelo presidente José Maria Pimenta, e Socorro
Sugette, coordenadora do evento no âmbito da Ematerce.
Pela colocação, no concurso de fotografia, o presidente da Ematerce reuniu, na tarde de quarta-feira, 29, os quadros técnico e administrativo, para que todos conhecessem, de perto, a fotografia premiada e que, no próximo ano, outros extensionistas possam concorrer ao supracitado concurso e em outras modalidades artísticas e culturais abertas aos servidores de modo geral.
Falou, na ocasião, o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Maximiliano Medeiros, parabenizando o colega ematerciano, ressaltando o talento de Targino, que se mostra também competente e dedicado às suas atividades, na empresa, repassando conhecimentos técnicos aos agricultores a respeito do desenvolvimento da Cajucultura no Estado do Ceará. Em seguida, solicitou-lhe que doasse o quadro, para ser afixado no auditório da empresa, o que, de imediado, aceitou o pedido.
Encerrando a reunião, Targino, emocionado e sensibilizado pela homenagem, agradeceu a presença da diretoria executiva e dos colegas de trabalho, técnicos e administrativos, sentindo-se prestigiado, com o um reconhecimento a um simples trabalho, na área de fotografia, como participante de um concurso, destinado a servidores públicos estaduais, compondo a programação alusiva à Semana a eles consagrada. Por último, prestou informações sobre a foto. Trata-se de um pássaro-fêmea, conhecido por vem-vem, alimentando seus filhotes, cujo ninho foi feito num pé de uma Hortência, existente em sua propriedade, no Maciço de Baturité. Falou, ainda, de um livro, sobre passarinhos e outras belezas da natureza, para o qual pediu apoio, no tocante à sua publicação. Destacou possuir fotos de 105 espécies de aves, das 140 existentes na região.
O presidente da Ematerce reportou-se ao concurso nacional, patrocinado pelo Banco do Nordeste, intitulado Celso Furtado, do qual é um dos concorrentes, com o Projeto Celso Furtado, composto por mais de 200 páginas, tratando a importância de se construir açudes inteligentes, no semiárido, para aliviar a escassez de água nos períodos de seca.
Texto e Foto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce Jornalista Antonio José de Oliveira antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone (85) 3217-7872 Twitter @ascomEmaterce
Compartilhar
Acesso Rápido
Este site utiliza a ferramenta Google Analytics para coleta de dados estatísticos de acesso. Clique aqui e saiba mais sobre o uso de cookies do Google Analytics em sites.