Comunidade Jatobá: presidente da Ematerce participa de evento técnico
3 de novembro de 2014 - 03:00
No dia 23 de outubro, do corrente ano, na Comunidade de Jatobá – Distrito de São Joaquim do Salgado, pertencente ao município de Senador Pompeu, o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, esteve presente ao evento técnico, promovido pela Ematerce, Regional do Sertão-Central. A assessora regional de Turismo Rural, da Ematerce, Elisa Sales Paulino, idealizou o evento, articulando com o os agentes rurais dos municípios de Senador Pompeu, Piquet Carneiro e a comunidade de Jatobá.
Assessor Técnico Estadual da Ematerce, Ismar Barroso, falando sobre a importância dos evento para moradores da comunidade Jatobá.
O evento foi constituído por intercâmbio técnico dos agentes rurais da Ematerce de Piquet Carneiro, que conheceram como ocorre o desenvolvimento das atividades não agrícolas da Comunidade de Jatobá, em conjunto com as Comunidades de São Matheus, Contendas, Riacho Verde e KM 27, que realizam trabalhos manuais, um riquíssimo artesanato caracterizado pela tipologia de crochê.
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, discursa e elogia a iniciativa de se incentivar o turismo rural na Agricultura Familiar, para aumentar a renda dos agricultores familiares, mediante a venda de peças artesanais, produzidas na própria comunidade.
O intercâmbio técnico teve como objetivo mostrar a história, cultura, legados e unidades demonstrativas do artesanato e gastronomia, onde também estiveram presentes ao evento: Gerente Regional, Albany Rolim; Assessor Estadual, Ismar Barroso; Gerente Local de Senador, Manoel Afonso; Assessor Regional dos Sertões de Canindé, Samuel Pimenta; Vice-Presidente da Associação de Jatobá, José Mª Quirino; a agricultora e artesã, Marieta Quirino; agricultores e agricultoras artesãs das Comunidades de Jatobá e localidades vizinhas, os agentes rurais dos municípios de Senador e Piquet Carneiro, entre outros convidados. Após a formação da composição da mesa, as autoridades convidadas fizeram uso de suas palavras discorrendo sobre a importância do artesanato como renda complementar para agricultura familiar.
Belíssimas confecções artesanais demonstram a criatividade das mulheres da comunidade Jatobá, que ajudam no aumento da renda familiar
Com a efetiva e assídua assistência técnica recebida pela Ematerce Local de Senador Pompeu, por parte do agente rural Francisco Leandro e Regional representada pela assessora Elisa, as artesãs além de produzirem seus produtos, estão ganhando novas projeções de comercialização na Central do Artesanato do Ceará-CEART. As artesãs, anteriormente, produziam sem um destino certo para comercialização de suas peças; atualmente, podem contar com uma comercialização, em que receberam as carteiras, que formalizam suas atividades, como artesãs, além de terem, com certa frequência, capacitações e o compromisso futuro de participações em feiras estaduais. Tudo isso foi fruto de uma boa articulação entre Emater Regional e Ceaart.
A assessora regional da Ematerce, Elisa Sales, está à frente do turismo rural na agricultura familiar no Sertão-Central.
No decorrer do evento houve a entrega de certificados à equipe técnica da Ematerce de Senador Pompeu, que, nos dias 28 de julho a 1º de agosto de 2014, realizaram um treinamento, no Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Senador Pompeu, que teve como natureza da programação Assistência Técnica e Extensão Rural, Contexto Histórico do Turismo Rural no Brasil, Lei 15.065, que dispõe sobre o Turismo Rural na Agricultura Familiar, Crescimento do Turismo Rural no Brasil, Definição do Turismo Rural e outros segmentos afins, História da Agricultura Familiar no Brasil, Rede TRAF, Segmentos Turísticos e Variações do Turismo Rural. Com carga horária de 40 horas, sendo a proposta de capacitação, um evento atípico, que passará aos onze municípios da Região Sertão-Central.
Vale salientar que a Gerência Regional, Assessoria de Turismo e o Escritório Local de Senador Pompeu, muito têm contribuído para a concretização da aprendizagem do homem no campo, diminuindo dessa forma o êxodo rural, que é causada muitas vezes pela ausência de atividades agrícolas e não agrícolas junto a Agricultura Familiar.
No uso da palavra, a agricultora e artesã Marieta Quirino, que compôs a mesa, fez uma apresentação da Comunidade de Jatobá, sua história, cultura, origem, famílias, lendas e causos a fim dos convidados apreciarem as belezas existentes, conhecer a história social e cultural dessa terra que tudo se transforma em luta, trabalho, festa, artesanato e vitória. A mesma destacou toda a sua vivência com o trabalho artesanal, suas maiores dificuldades encontradas, no decorrer de 30 (trinta) anos de trabalho, as conquistas e o que a faz permanecer até os dias atuais bordando o seu nome na história da arte manual.
O evento foi encerrado com a palavra do presidente José Maria Pimenta, que, em destaque, enumerou palavras de elogio às artesãs presentes, agradeceu-lhes o convite feito pela assessora Elisa Sales. Por fim, seguido de um almoço, feito na unidade gastronômica do agricultor Cléber Quirino, que atualmente pode contar com essa renda complementar, para melhorar de vida e incentivar os agricultores familiares da comunidade e regiões vizinhas a buscarem novas alternativas de sobrevivência, digna no campo, todas fruto da vivencia da rede temática do Turismo Rural na Agricultura Familiar. Ressalte-se que o assessor técnico estadual da Ematerce, Ismar Barroso, presente ao evento, foi responsável pelas informações acima especificadas.
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce