Presidente da Ematerce faz palestra sobre açude inteligente

5 de novembro de 2014 - 03:00

 

 

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, proferiu, ontem, no Centro de Treinamento do Movimento dos Trabalhadores(as) Sem Terra, uma palestra com foco principal na importância de se construir, na região do semiárido nordestino e, em especial, no Ceará, os denominados açudes inteligentes, com capacidade média de 500 mil metros cúbicos cada.

 

Ao centro, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, tendo à sua direita

o técnico Nícolas, da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), e de José Lima de Castro,

coordenador da Codea na SDA.

Segundo o dirigente da Ematerce, trata-se, na verdade, de obras de infraestrutura hídrica adequadas para as propriedades rurais dos agricultores familiares, visto esses açudes, no período chuvoso, acumularem água rapidamente e com a vantagem de demorarem a secar, nas estiagens, garantindo, assim, água potável para consumo humano e animal.

 

 

Pimenta destacou, também, na oportunidade, que concedeu entrevista ao Jornal Nacional, sobre a validade da construção de açudes inteligentes, o que despertou a atenção dos telespectadores e o interesse de agropecuaristas de vários municípios cearenses. Enfatizou, ainda, o presidente da Ematerce, reforçando seu ponto de vista, que, até a presente data, os que foram construídos não secaram. Dentre os participantes da palestra, o pai do recém-eleito governador do Ceará, Eudoro Santana, representantes do Movimento dos Sem Terra, Aprece, do MAB, quilombolas, pescadores e interessados no assunto.

Texto e Foto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce