O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, representou a diretoria executiva e servidores da empresa, no lançamento, na manhã de quarta-feira, 5 de novembro de 2014, da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, na fazenda Lagoa dos Porcos (Grupo Bom Jesus), de propriedade do agropecuarista Ubiracy Gurjão, situada no município de Caucaia. A fazenda ocupa uma área de 500 hectares, com um rebanho de 500 cabeças de gado Girolando, e uma produção de 2 mil litros de leite/dia.
Na foto, o presidente da Ematerce destacou a importância da vacinação contra aftosa, na busca para tornar o Estado livre de vacinação contra esse mal. Ressaltou o envolvimento da diretoria executiva e dos extensionistas da Ematerce, no decorrer da campanha, a exemplo de anos anteriores, visto ser o órgão estadual, no setor agropecuário cearense, de maior capilaridade.
A Campanha foi lançada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), com apoio do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A meta é vacinar acima de 95% de bovinos e bubalinos, nos 184 municípios do Ceará, cujo rebanho é de 2,6 milhões de animais.

Ressalte-se que o índice alcançado, na primeira etapa contra febre aftosa, no Ceará, foi de 94,5% de bovinos e bubalinos, o que contribuiu para o Estado ser reconhecido, internacionalmente, como zona livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. A Adagri lembra aos pecuaristas que a Campanha de Vacinação contra Aftosa se encerra no dia 3 de dezembro próximo e não haverá prorrogação do prazo final.
Vacinação ficará encerrada e sem prorrogação no dia de dezembro próximo.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que o reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa permite ao Estado do Ceará colocar em destaque a sua produção agropecuária. “Com este reconhecimento nós vamos exportar os nossos produtos de origem animal para a América Latina, Europa e Ásia, mas é necessário que os produtores continuem vacinando o rebanho”, destacou.
Participaram do evento o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, a superintendente da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura, Maria Luiza Rufino, dentre outras autoridades e técnicos da SDA, Ematerce e Adagri, afora outras de vários municípios , do Estado e da União.
|