Aberto Seminário Regional de Políticas Públicas e Assistência Técnica e Extensão Rural
20 de novembro de 2014 - 03:00
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, representou o governador Cid Gomes, na solenidade de abertura, na manhã desta quinta-feira, 20, no Centro de Eventos do Ceará, do Seminário “O Planejamento Estratégico Como Instrumento Para Implementação de Políticas Públicas Pela Assistência Técnica Rural Na Região Nordeste”. Trata-se de uma realização da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) , em parceria com a Ematerce, e apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), cujo encerramento ocorrerá nesta sexta-feira, 21.
Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, representando o governador Cid Ferreira Gomes, faz abertura da do Seminário do Seminário “Planejamentoi Estratégico como Instrumento para Implementação de Políticas Públicas pela Assistência Técnica e Extensão Rural na Região Nordeste”.
A abertura foi prestigiada por, aproximadamente, 400 participantes, dentre dirigentes e extensionistas das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural de nove Estados do Nordeste, além de autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), além de representantes de organizações públicas e privadas, ligadas ao setor agropecuário.
Compuseram a mesa de honra o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, o presidente da Asbraer e da Emater-Minas Gerais, Josó Ricardo Roseno, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, os diretores técnico e adminsitrativo e financeiro da empresa, respectivamente Walmir Severo Magalhães e Maximiliano Medeiros, Jeffferson Feitoza de Carvalho, diretor da Asbraer, Região Nordeste, Hur Ben, coordenaodr Geral de Inovação e Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Francisco Lopes Sobrinho, diretor de extensão rural e representante do Secretário de Agricultura de Pernambuco, Genil Gomes, presidente do IPA-PE, e Nicédio Nogueira, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) no Ceará, e Marilson Ribeiro, diretor-presidente da Embase.
PRONUNCIAMENTOS

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, enfatizou a importância do Seminário e disse que a Extensão Rural do Ceará, mediante concurso público, precisa de novos empregados, em seu quadro técnico e administrativo, de nível superior e médio.
O primeiro a discursar foi o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, dando as boas-vindas às autoridades convidadas, aos colegas dirigentes e extensionistas das nove associadas da Asbraer, dos Estados de Alagoas, da Bahia, do Maranhão, do Pernambuco, de Minas Gerais, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe,i ncluindo a do Ceará. Inicialmente, reportou-se sobre sua vida profissional e política, como extensionista da Emater-Minas, durante 20 anos, no interior daquele Estado, e vereador. Enfatizou que sua vocação, como Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal do Ceará, é de extensionista.
Pimenta ressaltou, ainda, a importância do seminário, pois abrira novos caminhos para o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil e, em especial a do Ceará. Disse mais que a Extensão Rural no Ceará precisa trabalhar com profissionais mais novos, pois a maioria está de cabelos brancos e trabalhando, mesmo aposentados, dando ainda sua parcela de contribuição para o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural cearense, assistindo mais de 300 agricultores, sobretudo os de base familiar. O desafio é continuar trabalhando, com competência e dedicação, em busca do aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores e familiares, com vistas a melhorar suas condições de vista. Em seguida, agradeceu a presença de todos, o apoio dos órgãos parceiros da Ematerce, nas esferas federal, estadual e municipal, desejando um seminário produtivo e que os objetivos sejam atingidos para a consolidação da Extensão Rural em todo o Brasil.

O evento conta com mais de 400 participantes. À esquerda, na hora do canto do Hino Nacionalo diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Maximiliano Medeiros, ladeado pelo assessor estadual, Raimundo Brasil e o gerente estadual de Programas e Projetos, Antonio Tarciso Pinto, dentre dirigentes e extensionistas de nove empresas de Extensão Rural.
Com a palavra, Hur Ben, coordenador geral de Inovação e Sustentabilidade do MDA, falou da emoção, ao ver tantos dirigentes, dirigentes e extensionistas de nove Estados nordestinos, reunidos, para discutirem o presente e o futuro da Extensão Rural, em especial, na região nordestina. Parabenizou a Asbraer, a Ematerce, a Secretaria da Agricultura Familiar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, por considerar um momento emblemático, para Extensão Rural e para o Brasil, apontando novos rumos no setor agropecuário brasileiro, mediante a prestação de serviços aos agricultores. Por último, que se trata de um compromisso com eles e suas famílias e, assim, desenhando o futuro da Extensão Rural, deixando um legado construtivo para as gerações futuras. Agradeceu a todos e elogiou a infraestrutura do Centro de Eventos do Ceará, além de outras benfeitorias realizadas pelo governo do Estado.
Em seguida, Jefferson Feitoza, presidente da Endagro-Sergipe, e diretor da região Nordeste da Asbraer, agradeceu a acolhida da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, quando, há 30 dias, manteve contatos com o secretário Nelson Martis, da Ematerce, na pessoa do presidente José Maria Pimenta. Na oportunidade, destacou a atuação. do presidente da Asbraer, José Ricardo Roseno, que vem promovendo reuniões, oficinas e tantas outras realizações em prol da Extensão Rural Brasileira. Todos estão de parabéns pela organização e conteúdo dos assuntos a serem apresentados e debatidos.
Em sua fala, o representante do Instituto Agrícola de Pernambuco (IPA), Francisco Lopes Sobrinho e do Secretário de Agricultura de Pernambuco, desejou que fossem construídas propostas positivas para o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil e divulgou que, em 2014, o IPA está completando 60 anos de plena atuação, no Estado de Pernambuco, e afirmou que o Instituto estava ali bem representado com uma delegação de 35 participantes. Agradeceu a recepção e conclamou o empenho dos participantes para o êxito do evento.
Já o secretário Nelson Martins, representando o governador Cid Gomes, cumprimentou as autoridades presentes, os dirigentes das vinculadas e seus servidores, além do presidente da Asbraer e Ematerce pela realização do Seminário, todos os participantes de nove Estados e justificou as ausências dos governador Cid , por encontrar-se fora do Estado ,e do recém-eleito Camilo Santana, por estar participando da Comissão de Transição do Governo do Estado. Em seguida, fez referências elogiosas aos dirigentes da Ematerce, às parcerias com o MDA/SAF/Dater, Ministério da Agricultura e outros órgãos federais, estaduais e municipais na execução das Poíticas Públicas, no Ceará, voltadas para o meio rural e para os agricultores. Citou alguns programas, executados pela Ematerce e SDA, como Garantia Safra, Combate à Miséria, Campanha contra Febre Aftosa, Distribuição de Sementes, Projeto São José e tantos outros, nos quais a participação da Extensão Rural é de fundamental importância por sua capilaridade no interior.
O titular da SDA destacou o apoio do Governo do Estado, por intermédio de sua secretaria, no tocante à universalização do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado, faltando, apenas, 18 municípios , dos 184 existentes, para dispor de escritórios da Ematerce. O secretário Nelson Martins foi aplaudido, quando afirmou que o recém-eleito governador do Ceará, Camilo Santana, primeiro secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, assumiu o compromisso de abrir concurso público, para contratar 1.400 profissionais, sendo 400 de nível superior e 1000 de nível médio, englobando agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, extensionistas sociais, dentre outras categorias. “ Estas providências são para o fortalecimento e sustentabilidade da assistência técnica e extensão rural, nos 184 municípios cearenses, levando-se em consideração que o quadro técnico da Ematerce precisa de mais servidores , para darem continuidade e maior abrangência às ações extensionistas no meio rural. “Sinto-me honrado e agradecido pelo convite em fazer a abertura desse seminário e dar as boas-vindas a todos e a todas em nome do governador Cid Gomes e do governador recém-eleito, Camilo Santana”, enfatizou.
Encerrando a parte discursiva, falou o presidente da Asbraer e da Emater-Minas, José Ricardo, agradeceu o apoio do secretário Nelson Martins, da SDA, dos dirigentes da Ematerce, na pessoa do presidente José Maria Pimenta, ao Governo do Estado do Ceará e a todos os que se empenharam para a realização, em Fortaleza, no moderno e funcional Centro de Eventos, em Fortaleza, desse Seminário, de suma importância e oportuno para o Serviço Brasileiro de Extensão Rural. Agradeceu o engajamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que custeou o evento, da Asbraer e da Ematerce. Disse da certeza de que ótimas propostas serão postas em prática, para o fortalecimento do Serviço de Extensão Rural, na região nordestina, e todos os Estados da Federação. Destacou que a Asbraer é dos 25 mil extensionistas brasileiros e não apenas dos dirigentes da Asbraer. Lembrou que esse serviço público atende a 2,3 milhões de agricultores, sobretudo de base familiar e que, uma vez fortalecido, mormente com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural contribuirá para o desenvolvimento rural sustentável e, sem dúvida, essencial para a sociedade brasileira. “ O importante é buscarmos a união, o empenho e força de vontade, para, juntos, consolidarmos a Extensão Rural no Brasil”, concluiu.
|
1º DIA PROGRAMAÇÃO |
|
|
Horário |
Conteúdo |
|
08 00 h |
Abertura – Composição de mesa com os representantes de Diretoria de cada Associada da Região e mensagem de boas vindas da Diretoria anfitriã José Ricardo – Apresentação da ASBRAER, o que ela é, o que ela representa, o porque ele fez o planejamento estratégico, o que a ASBRAER representa, as principais ações da ASBRAER, a visão de futuro da ASBRAER frente ao cenário da Agricultura ) – Dr. José Ricardo Ramos Roseno – Presidente da ASBRAER |
|
09 00 h |
Cenários e expectativas para o serviço público estatal de ATER – Percepções Painel ( 03 pessoas ): Presidente Asbraer e EMATER – MG José Ricardo Deputado Federal José Silva Diretor DATER /MDA Argileu Martins Secretário de Estado Agricultura Local /Diretor Regional Asbraer Mediador : Presidente da sede do evento |
|
10 30 h |
Merenda |
|
11 h |
A ASBRAER e seu planejamento e o Mapa Estratégico ( Motivação sobre a importância do planejamento, essencialidade do serviço de ATER, reflexão do cenário do país, representatividade e legitimidade da ASBRAER, reflexos do planejamento nas ações de ATER e fortalecimento de seu serviço, porque construir o planejamento de forma participativa, o que o mapa estratégico representa)- Unidade de planejamento Estratégico e Corporativo da EMATER -MG – Feliciano /Bovo |
|
12 30h |
Almoço |
|
14 h |
Painel debate nacional- Ater um serviço essencial a sociedade ( Cada polo escolherá seus palestrantes)
Fortalecer os argumentos da importância ( Integração da Assistência Técnica , extensão rural e ensino e pesquisa, ANATER, Qualificação continuada, Lei de ATER e seus instrumentos, Agricultura Familiar , financiamento da ATER…..) 01 moderador ( Fazer a relação do planejamento com a temática a ser apresentada – O mediador terá todos os tópicos relevantes do painel e do mapa estratégico. A ver que tema foi esgotado ele provoca a discussão em outro tema….) Fazer as instruções do mediador … tema painel … 03 debatedores ( 30 minutos para cada) |
|
16 h |
Merenda |
|
16 30 h |
Debate plenária |
|
18 h |
Encerramento |
|
2º dia |
|
|
08 h . |
Painel regional – Priorizado dentro dos objetivos estratégicos do planejamento ASBRAER . * Cada Estado deverá enviar o tema escolhido para a ASBRAER e apresentar uma experiência exitosa referente ao tema para aprovação 03 apresentadores com experiências exitosas selecionadas e um moderador ( Em situações em que as regiões foram pequenas podem ser ajustados o horário para apresentação de 01 experiência por Estado participante)
Fazer uma relação das experiências exitosas por região para a seleção |
|
10 h |
Merenda |
|
10 30 h |
Debate plenária – Perguntas escritas – FAZER FORMULÁRIOS |
|
12 h |
Encerramento pelo anfitrião ou presidente da ASBRAER ou diretor-regional e Hector/Asbraer |
Texto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Foto: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – Ascom/Ematerce
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce