Presidente da Ematerce faz abertura da Oficina do Programa de Crédito Fundiário
28 de novembro de 2014 - 03:00
Prossegue, nesta sexta-feira, 28, no auditório do centro gerencial da Ematerce, com encerramento às 13 horas, a Oficina do Plano Operativo Anual (POA), ano de 2014, do Programa Nacional de Crédito Fundiário, ministrada pela Coordenadoria de Crédito Rural e Políticas Afins, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), cujo titular é Eng.º Agrº José Arimatea Gonçalves, e com ações executadas pela Ematerce, por intermédio dos escritórios regionais e locais.
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, dá as boas-vindas aos participantes da
oficina e fala da importância do programa nacional de crédito fundiário para os agricultores
sem terra e o empenho dos dirigentes e técnicos, para conseguirem resultados satisfatórios
em suas atividades. Ao lado, em pé, o mestre de cerimônias e do Concred, Engº Agrº
João Gomes Assunção.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, que deu as boas-vindas aos participantes da oficina, agradeceu a presença de todos, a exemplo dos gerentes regionais e locais da Ematerce, precisamente das regiões Metropolitana de Fortaleza e do Maciço de Baturité, além de dirigentes e técnicos da SDA.
Reportou-se também às ações positivas e produtivas do programa crédito fundiário, cujos beneficiários são os agricultores e desejou proveitosa reunião aos que estão desenvolvendo o programa no interior cearense. Presentes ainda Maria Leuda Cândido Zimerann, da equipe da Concred, José Vital Neto, assessor estadual de políticas agrárias da Fetraece , João Gomes Assunção, do Concred, que serviu de mestre de cerimônias, Antonio César de Sá Neto, assessor estadual da Ematerce, José Freitas Lourenço, do Concred, e Rosângela Cardoso, coordenadora das oficinas. –
José Arimatéa, responsável pelo gerenciamento do programa, no âmbito da Secretaria
do Desenvolvimento Agrário do Ceará, desejando a todos uma produtiva oficina, cujos
resultados serão benéficos para os beneficiários do Programa de Crédito Fundiário.
Acrescente-se que a oficina, na Ematerce, em seu centro gerencial, tem como pauta a apresentação de normas e diretrizes do PNCF; subprojetos de aquisição de terra (Sat): Negociação e Vistoria Social, englobando ainda a assistência técnica e extensão rural (Ater), SICs, Garantia-Safra, Pronaf A, seguidos de debates e sugestões. Segundo Rosângela Cardoso, coordenadora das oficinas, já foram feitas idênticas oficinas em oito regionais da Fetraece, com a participação de técnicos da SDA e Ematerce, nos municípios de Crato, Iguatu, Russas, Quixadá, Crateús, Sobral e Itapipoca, num total de 450 envolvidos e interessados no citado programa.
O PROGRAMA
Da(E) para (D), os gerentes regionais e local da Ematerce, respectivamente regiões Metropolitana,
Elderi Pimenta; do Maciço de Baturité, Olegário Guedes; e o local de Aracoiaba, Luiz Érico.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) foi criado , para que trabalhadores(as) rurais sem terra ou com pouca terra possa adquirir imóveis rurais para exploração agrícola em regime de economia familiar. Desde sua implantação, em 2003, já beneficiou mais de 100 mil famílias, que se organizaram e obtiveram o crédito para a compra da propriedade e efeturaram os primeiros investimentos em infraestrutura social e produtiva. O programa funciona ainda como política complementar à reforma agrária, vez que permite a incorporação de áreas que não podem ser desapropriadas, ampliando a redistribuição de terras no Brasil.
Texto e Foto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce

