Piquet Carneiro: Dia “D” da Agricultura Familiar
10 de dezembro de 2014 - 03:00
Agricultores familiares da comunidade de Mororó, Distrito de Catolé da Pista, município de Piquet Carneiro, região centro do Estado do Ceará, assistidos pelo Escritório da Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – e da Secretaria Municipal da Agricultura Familiar, promoveram dia “D” da Agricultura Familiar Orgânica. O agricultor familiar Francisco Adriano de Lima, 37 anos, trabalha numa área de terra pertencente ao pai, agricultor Raimundo Adriano Moreira, 74 anos, e estão produzindo pimentão, alface, cebolinha, coentro, abóbora, banana, manga, maracujá e mamão, sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico. Toda a produção é comercializada com o apoio das ações do PAA, PNAE e Prefeitura de Piquet Carneiro, afora os consumidores da cidade, que preferem consumir produtos orgânicos. O secretário de agricultura familiar Bismark Bezerra, representando o prefeito Expedito José do Nascimento esteve à frente da organização do evento.

Nessa terça-feira, dia 09 de dezembro, os agricultores deram uma pequena pausa, nos trabalhos, para mostrar aos visitantes que vieram ver “in loco”, o trabalho desenvolvido e que é um caso de sucesso. Na comitiva dos visitantes, o presidente da Ematerce – Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta, acompanhado do gerente regional do sertão central Albany Rangel, além do gerente local de Quixeramobim Tarcisio do Rego, gerente local de Quixadá Graça Nery, gerente local de Senador Pompeu Manoel Afonso Rodrigues Cavalcante, gerente local de Solonópole, Sebastião Tavares Leite, técnico de Piquet Carneiro Daniel Rodrigues Campos, além dos extensionistas de Quixeramobim: Gilvan Maranhão, Marcos Pinheiro, Irapuan Teles e Elisa Sales.
Ainda na comitiva, que participou do evento, de Fortaleza, foram inseridos os Engenheiros Agrônomos da Ematerce – do centro gerencial Josualdo Justino Alves e José Willian Aquino de Sousa. O presidente da Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, Augusto de Souza Júnior, e representando o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário – os técnicos Marcelo Nunes e José Rui. Ao expor sua experiência exitosa para os participantes do evento, o agricultor familiar Adriano de Lima disse estar satisfeito com o sucesso do seu empreendimento agrícola familiar, pois os preços praticados são melhores, pois os produtos orgânicos são vendidos com um preço até 30% acima dos que são produzidos pelo outro sistema. “Estou tirando uma renda de até R$ 1.100,00 por mês; nunca ganhei isso fazendo agricultura, principalmente numa época de grande dificuldade que atravessamos com a seca, que já perdura por três anos”, disse satisfeito o empreendedor rural.

Durante a programação, fizeram uso da palavra os técnicos do MDA, destacando a iniciativa dos parceiros e dos agricultores, que optaram por produzir sem uso de produtos químicos, ou seja, utilizando apenas a compostagem como insumo para a adubação. Para o técnico Marcelo Nunes, o Estado do Ceará está credenciando-se, para ser o primeiro da federação a ser reconhecido pelo ministério, como o que pratica efetivamente a Agricultura Familiar Orgânica. Por outro lado, o presidente da Ematerce – José Maria Pimenta – ressaltou que o trabalho do agricultor só está sendo possível, graças à utilização da água de um açude inteligente que possui na comunidade. “É por isso que defendemos a construção, ampliação e o desassoreamento dos açudes inteligentes, no sentido de que garantam água para a execução dos projetos de agricultura irrigada, como esse que estamos assistindo”, destacou José Maria Pimenta.
(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim – Ceará).
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce