Ematerce inaugura instalações do seu Centro de Ensino e Treinamento
30 de dezembro de 2014 - 03:00
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou, ontem à tarde, 29, as instalações do Centro de Ensino e Treinamento em Extensão Rural (Cetrex), localizado no município de Caucaia-CE a 20km de Fortaleza. Toda a infraestrutura física do prédio, antigo convento de formação de frades, foi reformada, no valor de R$ 752.817,84, com recursos oriundos do Governo do Ceará e recursos próprios da empresa. Foram ainda descerradas placas no reformado, ampliado e organizado tecnicamente almoxarifado.
Inicialmente, o mestre de cerimônias, assessor de comunicação e ouvidor da empresa, Antonio José de Oliveira, convidou, para o corte da fita simbólica, na entrada do Cetrex, o secretário Nelson Martins, da SDA; o presidente e diretores da Ematerce, respectivamente José Maria Pimenta, Walmir Magalhães e Maximiliano Medeiros; o representante do prefeito de Caucaia-CE, Washington Gois, na pessoa do secretário municipal de Agricultura, Ivan Correa; o assistente da presidência da Ematerce, Itamar Teixeira; o representante do presidente da Ceasa, Eduardo Aragão; o gerente do Cetrex, Manoel Messias Frota, dentre outras autoridades e assessores estaduais e servidores do Cetrex.
Autoridades cortam fita simbólica inaugurando prédio reformado do almoxarifado do Cetrex.
PRONUNCIAMENTOS
O primeiro a discursar foi o representante do prefeito de Caucaia-CE, Ivan Correa, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, dizendo da satisfação de estar, num ambiente, que o frequentava, desde a infância, no tempo de convento de formação de frades, e, hoje, transformado em moderno Centro de Treinamento de Ensino e Extensão Rural (Cetrex). Concluindo, parabenizou o secretário Nelson Martins e toda a diretoria executiva da Ematerce pela produtiva e eficiente administração. Em nome do prefeito, desejou um 2015 repleto de realizações para todos os presentes.
Diretor Administrativo e Financeiro da Ematerce faz um balanço das realizações e agradece
apoio e ajuda do secretário Nelson Martins, dos colegas de diretoria e empregados da
empresa.
Em seguida, foi a vez de o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Maximiliano Medeiros, elogiar a pessoa do secretário Nelson Martins, um profissional competente e dedicado à pasta do Desenvolvimento Agrário, com invejável ritmo de trabalho, pessoa aberta ao diálogo e que ajudou e apoiou as demandas da Ematerce, sobretudo referentes às inaugurações de escritórios, atualmente 170, uma frota de 600 veículos, uma força de trabalho, aproximadamente, de 1.600 empregados, sendo de nível médio, administrativo e técnico, responsável pela execução de 36 Políticas Públicas, dentre outras ações extensionistas, no campo, em prol dos agricultores familiares. Maximiliano agradeceu o desempenho de sua equipe de trabalho nas pessoas de Dayana, Anastácia, Pedro, Cleana, Roberta e de todos os que fazem a Divisão Administrativa e Finaceira da Ematerce. Disse sentir-se orgulhoso em trabalhar na Ematerce, inicialmente, como bolsista, terceirizado e depois como diretor administrativo. Elogiou, ainda, seus colegas de diretoria com os quais convive harmonicamente e desejou que a empresa cresça mais e se fortaleça no governo do Dr. Camil Santana.
Com a palavra, o representante da presidência da Ceasa, Eduardo Aragão, lembrou a sua passagem pela diretoria administrativa da Ematerce e por outros cargos na empresa. Fez referências elogiosas ao Maximiliano, pois muito jovem, com 29 anos, foi nomeado, para ocupar o cargo de diretor administrativo e financeiro da empresa, sucedendo-o. Parabenizou o secretário Nelson Martins pela excelente administração, na Secretaria do Desenvolvimento Agrário, dentre outros destaques dados à Extensão Rural do Ceará e a seus dirigentes e servidores.
Diretor Técnico da Ematerce, Walmir Severo Magalhães afirmou ser a Ematerce uma família.
A parte discursiva continuou com o pronunciamento do diretor técnico da Ematerce, Walmir Magalães, que afirmou ser a Ematerce uma família e, dentre seus filhos, destacou o presidente José Maria Pimenta e o diretor Maximiliano, responsáveis por tudo de ótimo e produtivo que aconteceu, na Ematerce, sobretudo tendo reforma e inaugurado escritórios, no interior do Estado, proporcionando, assim, mais conforto, comodidade e funcionalidade aos empregados e agricultores em visita aos escritórios regionais e locais. Disse, também, da satisfação em trabalhar com os competentes colegas de diretoria e com todos os servidores, buscando o melhor para os agricultores e seus familiares. Por último, enalteceu a pessoa do secretário Nelson Martins, pelo apoio e ajuda à Extensão Rural do Estado do Ceará, sendo um profissional, cujo ritmo de trabalho é acelerado, orientando a execução das metas programadas pela SDA, em benefício de quem cultiva a terra e dela tira o próprio sustento e para milhões de cearenses, habitantes da capital e do interior. Ainda sobre o diretor Maximiliano, ressaltou seus esforços em conseguir verbas, para ampliar a abrangência da assistência técnica, no campo, e para melhorar a infraestrutura física dos prédios e modernizar os equipamentos de trabalho nos escritórios, como computadores, estações de trabalho, móveis, acesso à internet, videoconferênicia e climatização dos ambientes de trabalho. Agradeceu o desempenho dos empregados da empresa e desejou-lhes um Feliz 2015.
FALAS NO ENCERRAMENTO
O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, ao fazer uso da palavra, cumprimentou as autoridades da mesa. Em seguida, citou sua passagem pelo interior de Minas Gerais, como extensionista da Emater-MG, onde aprendeu muito na convivência com os agricultores, sem falar de sua experiência, na Política, como vereador. Pimenta destacou o apoio governamental, nas pessoas do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins, ambos sensíveis às solicitações que lhes fazia, visando ampliar a abrangência da Extensão Rural do Ceará a ponto de universalizá-la, nos 184 municípios cearenses, trabalhando pelo bem-estar dos agropecuaristas e suas famílias. Teceu comentários positivos aos colegas de diretoria, Walmir, Maximiliano e Itamar Teixeira, este um profissional competente e correto, em suas decisões, auxiliando-o, quando precisava de suas opiniões, no tocante às ações extensionistas na capital e no interior.
Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, agradece apoio governamental, na pessoa
do secretário Nelson Martins e elogia trabalho dos colegas de diretoria e de todos os que
pertencem à família ematerciana.
Parte de seu discurso, Pimenta dedicou ao secretário Nelson Martins. Cobriu-o de elogios a começar pela garra e dedicação integral no trabalho, pela simplicidade em ouvir todos os componentes do Sistema Agrícola Estadual, pelo irrestrito apoio e ajuda financeira, com a liberação de verbas, atendendo, solicitamente, às demandas da empresa. Enfatizou que gostaria de que ele continuasse à frente da SDA, mas o parabenizava pela escolha do novo governador do Ceará, Camilo Santana, para ocupar a pasta da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará. Encerrando suas palavras, agradeceu a todos os extensionistas o empenho, nas causas maiores da assistência técnica e extensão rural, em benefício dos agropecuaristas cearenses. Lembrou também aos presentes a competência dos empregados, tanto na capital, quanto no interior, sem falar de que trabalham com amor e eficiência no que fazem. Pediu ainda desculpas, caso tenha desagradado a alguém durante sua gestão. Parabenizou, mais uma vez, o secretário Nelson Martins como novo titular da pasta da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, embora o desejasse na Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.
No encerramento da parte discursiva, o secretário Nelson Martins comentou a satisfação de ter sido escolhido pelo governador Camilo Santana para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Por ser – como disse – um homem de missão, fará o melhor que sabe, para enfrentar novos desafios na CGE. Mas, acrescentou: “Desejava continuar na SDA, pois sou Engenheiro Agrônomo, embora tenha passado por várias faculdades e empregado do Banco do Brasil, ex-presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, vereador, deputado estadual e líder do governo na Assembleia. gratificante a experiência na SDA. Sobre a Ematerce, não poupou elogios, tanto aos dirigentes, quanto aos servidores.
Secretário Nelson Martins presta homenagem aos dirigentes e servidores da Ematerce,
destacando-os pela inteligência, competência, dedicação ao trabalho e confessa ser
também um extensionista como Engenheiro Agrônomo.
“Na verdade , a Ematerce é detentora de uma força de trabalho competentíssima, dedicada, atuante e que merece meu respeito e admiração, afirmou Nelson Martins. E num desabafo elogiável, acrescentou: “Meu desejo era, quando terminei Agronomia, trabalhar na Embrapa ou na Ematerce. Considero-me um extensionista, ainda que seja um homem de missão. Agradecendo os elogios recebidos, frisou a amizade com os dirigentes e servidores da Ematerce, a começar pelo presidente José Maria Pimenta, homem inteligente, empreendedor e que é motivo de orgulho e exemplo para quem convive com ele, na vida profissional e como amigo. “Meus votos são para que Pimenta continue na Ematerce e, caso contrário, deve ocupar, pela competência, outro posto no governo de Camilo Santana”, frisou.
A respeito da gestão do diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Maximiliano, declarou ser um jovem competente e atuante, sempre desejando o melhor para a Ematerce, a exemplo das reformas e inauguração de escritórios, da aquisição de modernos instrumentos de trabalho e, agora, implantando o sistema de vídeoconferência, em vários escritórios do interior, no Cetrex e no Centro Gerencial de Fortaleza, para citar as principais realizações. Nelson Martins elogiou, também, a gestão do diretor técnico Walmir Magalhães, para ele, o melhor extensionista do Brasil e com uma desenvoltura fora de série, quando de encontros no MDA, Mapa, Secretaria Nacional da Agricultura Familiar e no Departamento Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) em Brasília. Ao concluir seu discurso, desejou a todos um 2015 de pleno êxito, em família e no trabalho, e que estaria à disposição na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, afirmando que sentiria saudades dos que fazem o Sistema Agrícola do Estado, por serem pessoas comprometidas com o bem-estar da sociedade como um todo. “Obrigado por tudo, gente”, disse emocionado.
Texto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Foto: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – Ascom/Ematerce
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce