EMPOSSADA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA EMATERCE
O auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) foi pequeno, na manhã desta sexta-feira, 27 de março de 2015, para reunir autoridades autoridades federais, estaduais e municipais, ligadas direta e indiretamente, ao setor agropecuário cearense, dirigentes e servidores das vinculadas da SDA, quando da solenidade de posse da nova diretoria executiva da Ematerce, constituída por Antonio Rodrigues de Amorim (Presidente); Walmir Severo Magalhães (Diretor Técnico) e Maximiliano Medeiros (Diretor Administrativo e Financeiro).
O ato solene foi presidido pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Dedé Teixeira, que, em sua fala, elogiou as ações extensionistas da Ematerce, no campo, voltadas para a melhoria das condições de vida das famílias rurais, executando políticas públicas dos governos Federal, estadual e municipais. Quem se manifestou favorável, também, ao desempenho da Ematerce, no Estado do Ceará, na prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, foi o líder do Governo na Câmara Federal, deputado federal José Nobre Guimarães. Fez, ainda,elogios aos novos dirigentes da Ematerce, profissionais competentes e que conhecem, com profundidade, na teoria e na prática, o setor agropecuário do Estado.
Destacou, na oportunidade, o apoio e ajuda do Governo Federal, na pessoa da presidente Dilma Rousseff, responsável pelos maiores investimentos na denominada Agricultura Familiar, por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para citar os principais. O parlamentar reconhece a importância da Ematerce, no meio rural, contribuindo para aumentar a produção e a produtividade das culturas, sem falar da agropecuária e, consequentemente, a renda dos agriculores. Afirmou, no final de seu discurso, que, em Brasília, estava à disposição, para colaborar na resolução dos problemas, atinentes ao setor agropecuário cearense e aos órgãos governamentais do setor agrícola, no caso a Ematerce, que trabalha, com competência, no meio rural, para diminuir a pobreza rural.
Quem se manisfestou um defensor dos interesses dos agricultores e da Agricultura e das organizações, pertencentes, direta e indiretamente, ao setor agropecuário, foi o deputado estadual Moisés Braz. Todos os oradores, incluindo representantes da CUT-Ceará, dos Movimento dos Sem Terra e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Ceará, elogiaram o trabalho da empresa, no convívio diário com o homem do campo, por intermédio de seus extensionistas, buscando meios sustentáveis para o desenvolvimento agrícola, mediante a geração de emprego e renda.

Deputado Federal José Nobre Guimarães, em sua fala, destacou o apoio do Governo
Federal e Estadual ao setor agropecuário cearense e disse que o Governo Federal foi o
que investiu mais na Agricultura Familiar em todos os tempos.
Ao transmitir o cargo ao novo presidente da Ematerce, Antonio Amorim, o ex-dirigente da empresa, José Maria Pimenta, reportou-se às realizações, em prol dos agricultores, lembrando que a Ematerce dispõe de um quadro técnico e administrativo, dedicado, abnegado, competente e que veste a camisa da Extensão Rural no Ceará. Reconheceu o apoio do Governo do Estado do Ceará, e da SDA, autorizando a reforma do centro gerencial, de locais e a inauguração de escritórios, em vários municípios, na busca pela universalização da Extensão Rural. Afirmou sentir-se honrado, ao ser convidado para participar da solenidade de posse da nova diretoria, e que, pelo seu amor ao trabalho e pela vivência e experiência com o setor agropecuário, fará uma excelente administração à frente da Ematerce, auxiliado por dois profissionais conhecedores de suas funções específicas, os diretores Walmir e Maximiliano, sendo o primeiro diretor técnico pela quarta vez consecutiva e o Maximiliano, diretor administrativo pela segunda vez consecutiva.

Presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim diz da sua satisfação em
ter sido nomeado pelo governador Camilo Santana para presidência da Ematerce. Do seu
lado esquerdo, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira.
Com a palavra, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, agradeceu as palavras elogiosas à sua pessoa e aos demais colegas de diretoria e o reconhecimento ao trabalho da Ematerce no campo por intermédio dos extensionistas. Destacou, também, Amorim as ações dos Deputados Federal e Estadual, respectivamente José Nobre Guimarães e Moisés Braz, ambos sempre cuidando de solicitar aos governos federal e estadual benfeitorias para o bem-estar das famílias sertanejas, inclusive sociais. Agradeceu, ainda, a todos os oradores que foram unânimes em afirmar necessitar a Ematerce ser fortalecida, para prestar assistência técnica e extensão rural aos agricultores cearenses. Referiu-se às palavras de elogios do ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta à sua pessoa e o destaque à empresa que dirigiu e que muito faz pelo desenvolvimento sustentável agrícola do Ceará, trabalhando com seu público-alvo, ou seja, os agricultores familiares. No final, pediu o apoio dos colegas de diretoria, Walmir Severo e Maximiliano Medeiros, afora os servidores da Ematerce, para poder atender melhor às demandas agropecuárias e ajudando a reduzir a pobreza no meio rural.
No final do ato solene, foi cantado os parabéns, por solicitação do assessor de comunicação e Ouvidor da Ematerce, Antonio José de Oliveira, para o aniversariante do dia, o ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. Em seguida, os participantes do evento foram servidos com diversas iguarias, como bolos, salgados, refrigerantes e sucos naturais.
PERFIS
Presidente
Antônio Rodrigues de Amorim, nasceu, na comunidade de Abóbora, município de Tauá-CE, casado com Iraci Loiola de Sena Amorim. É pai de quatro filhos, Adonai Rodrigues Loiola, Valéria Rodrigues Loiola, Antônio Helder Loiola Amorim e Olga Rodrigues Loiola.
Iniciou sua história, como agricultor, em Tauá, em 1978. Como a maioria dos jovens do interior, veio morar em Fortaleza-CE em 1978/79. Na capital, começou trabalhando como garçom. Em 1980, retornou a sua cidade-natal, montando seu próprio empreendimento (um bar), trabalhando também na agricultura. Um ano depois, em 1981, liderou o movimento de oposição sindical, no município de Tauá, vindo a eleger-se, em 1986, presidente deste sindicato. Em 1982, participou do Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Bernardo do Campo–SP, exercendo o mandato de Diretor Nacional da CUT de 1982 a 1988.
Criou o primeiro Departamento Rural da CUT, em janeiro de 1988. Foi candidato a Deputado Federal Constituinte, em 1986, sendo o candidato mais votado da coligação PT/PSB, com 23.237 votos. Participou de todas as mobilizações das emendas populares, referentes às políticas sociais, desenvolvimento agrário e política agrícola, entregando ao Deputado Ulisses Guimarães, presidente do Congresso Constituinte milhões e novecentas mil assinaturas.
Foi diretor da CUT Estadual de 1982 a 1991. Foi Delegado Regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará – Fetraece, em Crateús-CE, de 1986 a 1995. Foi Diretor Estadual da FETRAECE de 1992 a 1995. Em 1995, iniciou, em seu município, sua atuação como Técnico em Contabilidade, trabalhando com associações comunitárias, sindicatos e cooperativas. De 1997 a 2000, atuou na equipe técnica de Assessoria Técnica e Extensão Rural- ATES, no Estado do Piauí, atuando na área de contabilidade e gestão dos agricultores. De 2002 a 2004, atuou como supervisor das equipes técnicas, relacionadas com Sebrae/Incra, no Estado do Ceará, trabalhando nas regiões dos Inhamuns, Centro-Sul e Jaguaribe.
Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade Metropolitana, de Fortaleza, concluindo seu curso em junho de 1998. De 1998 até 2007, atuou como Contador e agricultor na área de produção orgânica no município de Tauá.
Desde 2007 até 2014, foi secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. Além disso, cursa especialização em Gestão Empresarial em Cooperativas pela Universidade Federal do Ceará. Tem Curso de Especialização em Gestão de Empresas cooperativas pela Universidade Federal do Ceará.
====================================================
Diretor Técnico
Walmir Severo Magalhães nasceu, no dia 31 de julho de 1955, em Fortaleza-CE. Diplomou-se pelo Centro de Ciências Agrárias do Ceará, da Universidade Federal do Ceará, Curso de Engenharia Agronômica, dezembro de de 1978. Foi admitido, na Ematerce, em 1º de junho de 1981 e foi, ao longo de sua vida profissional, gerente local e supervisor regional,em Crateús, depois gerente local em Canindé. Pela quarta vez consecutiva, ocupa a diretoria técnica da Ematerce.Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, em 1996,Especialização em Irrigação e Drenagem, pela UFC, e Piscicultura pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem formação em Gestão Avançada, turma de 2005 da Amana – Key. Consultor Refeere da Revista Econômica do Nordeste, publicação do Etene-BNB.
====================================================
Diretor Administrativo e Financeiro
Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros nasceu, no dia 13 de outubro de 1983, em Fortaleza-CE. É graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É professor titular da Secretaria da Educação do Ceará(Seduc). Tem experiência administrativa e financeira, no setor público, com ênfase em planejamento, execução orçamentária e financeira, além da experiência em educação, com atuação nas disciplinas Geografia e História.
No tocante, ainda, à formação acadêmica/titulação, tem Mestrado em Economia do Setor Público – Caen/Universidade Federal do Ceará(UFC)), concluído em dezembro de 2011; possui Licenciatura Plena de Geografia, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), concluído em 2003; e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), em 2005. Ocupa pela segunda vez consecutiva a diretoria administrativa e financeira da Ematerce.
Texto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
Foto: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – Ascom/Ematerce
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce