A Ematerce participou, nesta segunda-feira, 6 de abril de 2015, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), de uma reunião conjunta com a presença de representantes da citada pasta, fazendo parte do Plano Anual Operativo (POA 2015), sobre Avaliação da Execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário no Estado. Pela Ematerce, compareceram o gerente de Apoio Técnico da Ematerce (Geate), Cláudio Matoso; José Aley Pinheiro, Míriam Paiva Montenegro; Goretti Freitas, da região Norte; Dácio Pinheiro, da região Cariri; José Borges, do Sertão-Central; e Vicente Ricarte, do Cariri-Leste. A informação é do assessor estadual da Ematerce, Eng.º Agrº José Alcy H. Pinheiro.
A pauta da reunião, dentre outros assuntos, constou da apresentação de Experiência Exitosa, no imóvel Baixio Grande, no município de Assaré, precisamente no Assentamento Irmãos Brasil, numa área de 211 hectares, onde seis beneficiários mudaram suas condições de vida, mediante o financiamento de um projeto, contratado em dezembro de 2009, pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, com recursos financeiros oriundos do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Experiências Exitosas
A responsável pela apresentação foi a presidente da Associação/Assentamento, Adriana Brasil, (foto acima)que detalhou para os presentes o que foi realizado, com apoio da Ematerce e do Instituto Agropolos e de outras instituições, que, numa parceria, bastante produtiva, contribuíram para melhorar as condições de vida de parte da família Brasil. Vale acrescentar que, anteriormente, praticamente nada existia, naquele assentamento, em termos de plantio de culturas de subsistência, criação de gado leiteiro, caprinos, ovinos, galinhas caipiras etc. A experiência, na opinião de Adriana, foi exitosa a ponto de possibilitar até a compra de carro, motos e, é claro, outros bens necessários, em uma casa, que proporcionam comodidade e conforto. Hoje – disse – recebemos visitas de técnicos, agricultores, estudantes, que desejam conhecer o que uma família, organizada, com vontade de trabalhar, de vencer desafios, contando com apoio e ajuda financeira do governo e de terceiros, pode viver bem numa localidade do semiárido cearense, castigada pela seca, produzindo para a sobrevivência e comercializando o excedente da produção agropecuária.
Adriana enfatizou, ainda, a implantação do projeto de horticultura, como verduras livres de agrotóxicos, a instalação do projeto solar (rádio comunitária), além de quintais produtivos, produção de composto orgânico; cursos de capacitação, inclusive fora do Ceará; barragens subterrâneas; produção de 30 mil litros/ano; produção de queijos; salas de ordenha; curral; beneficiamento do leite; plantio de sorgo para fazer silagem (produção de 70 mil quilos); construção de quatro cacimbões; pasto rotacionado; criação de ovinos (85 cabeças); plantio de sorgo e milho; e palma resistente à cochonilha. Adriana teceu comentários elogiosos à atuação da Ematerce, no assentamento, prestando assistência técnica agropecuária e gerencial, de modo sistemático, o que contribui para o êxito nas ações executadas no setor agrícola.
Na parte da tarde, houve a Avaliação da Execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário pelos parceiros com indicativo de ações estratégicas para o ano de 2015. Após o lanche, continuaram as apresentações: Instituto Biomas; Copast: MT Assessoria Agroecológica. A Programação terá continuidade, no dia 7 de abril de 2015, quando haverá apresentação da Semace com pactuação de parceria; Em seguida, a construção da matriz de pactuação do PNFC para 2015. Na parte da tarde, deste dia, será realizada uma avaliação do evento, sugestões e encaminhamentos. Os trabalhos ficam concluídos com um lanche.
Texto e Foto : Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Este site utiliza a ferramenta Google Analytics para coleta de dados estatísticos de acesso. Clique aqui e saiba mais sobre o uso de cookies do Google Analytics em sites.