Secretários de Minas Gerais conhecem ações da SDA e vinculadas no Ceará
7 de maio de 2015 - 03:00
O presidente da Ematerce, Antonio Amorim (Foto), fez, na manhã de quinta-feira, 7 de maio de 2015, no auditório da empresa, a abertura da reunião, na qual estavam presentes o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado de Minas Gerais, Glênio Martins, o subsecretário Danilo Prado Araújo e o superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Mateus Novaes. Participaram, ainda, da reunião o secretário Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário do Ceará, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, além do diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo Magalhães, dirigentes da SDA e assessores estaduais da Ematerce.

Da (E) para (D), ditertor técnico da Ematerce, Walmir Magalhães, Secretário da SDA de Minaas Gerais, Glênio Martins, seguindo-se
o delegado do MDA no Ceará, Francisco Sombra, o subsecretário Danilo Prado Araújo e o superintendente da
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Mateus Novaes.
No decorrer da explanação, a comitiva conheceu um pouco da estrutura organizacional da SDA e suas vinculadas, como a própria Ematerce, o Idace (Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará), a Ceasa, a Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) e o Instituto Agropolos, além de alguns projetos sob as coordenadorias da SDA, a exemplo dos Territórios Rurais da Cidadania e a Agricultura Familiar.
O presidente da Ematerce Antonio Amorim apresentou o programa de Governo do Estado, intitulado os 7 Cearás e algumas ações da área de assistência técnica e extensão rural. O secretário Dedé Teixeira explicou sobre programas de convivência com a seca, como a criação do Comitê da Seca, que vem atuando desde 2012. “Várias entidades da sociedade civil e do governo se reúnem, para discutir uma política de convivência com a seca. Isso vem garantindo o aperfeiçoamento de estratégias, para reduzir o impacto de anos de estiagem”, explicou Dedé Teixeira.
Experiência
Para o secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais Glênio Martins a troca de experiências com o Estado do Ceará tem sido muito importante inclusive para toda a região Sudeste. “Nossa vinda é um pedido do governador Fernando Pimentel para observarmos o trabalho do Ceará no combate à seca, no estímulo à produção, à comercialização, regularização fundiária entre outros”, reforçou Glênio.
Hoje à tarde, serão apresentadas as experiências e programas das coordenadorias da SDA como o Hora de Plantar (distribuição de sementes a produtores rurais) e o projeto Paulo Freire. Amanhã, sexta-feira, segue a programação com a apresentação de programas desenvolvidos pela SDA.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – jornalista
(85) 3101.8105 | 8137 / 8723.1539 / 9906.2147
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
FOTO DE ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA