Ematerce participa de audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará

14 de maio de 2015 - 03:00

O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, representando o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Dedé Teixeira, participou, ontem à tarde, dia 13 de maio de 2015, na Assembleia Legislativa do Ceará, de uma audiência pública, solicitada pelo deputado estadual Carlos Matos, para discutir questões relativas à assistência técnica agrícola no Estado do Ceará. Presentes, ainda, pela Ematerce, os diretores técnico e administrativo e financeiro, respectivamente Walmir Severo Magalhães e Maximiliano Medeiros, além de assessores estaduais do centro gerencial em Fortaleza.

 

 

O dirigente da Ematerce teceu considerações sobre as atividades do Serviço Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que assiste, anualmente, sem repetição, mais de 130 mil agricultores, sobretudo os de base familiar, seu público-alvo. Saliente-se que, sem apoio do Governo do Estado, nada disso poderia concretizar-se, pois há necessidade, além da força humana de trabalho, dentre técnicos de níveis superior e médio, uma expressiva frota de veículos, afora escritórios regionais, locais e postos avançados, aparelhados com computadores e periféricos e material de expediente.

 

alt

O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, representando o secretário Dedé Teixeira,
do Desenvolvimento Agrário, fala das ações extensionistas, no interior do Estado, visando
ao bem-estar das famílias sertanejas.

 

Disse também da importância das ações extensionistas, executadas em 182 municípios cearenses dos 184 existentes, com apoio do Governo do Estado, por intermédio da SDA e de órgãos parceiros das esferas federal e municipais, com vistas ao bem-estar das famílias assistidas, mediante o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida. Abordou ainda as ações governamentais em prol da redução da pobreza no interior do Estado e os programas e projetos, voltados para a convivência com o semiárido. Por último, agradeceu a oportunidade de falar sobre o trabalho da Ematerce, no campo, levando, assim, ao conhecimento público o que a empresa faz em benefício do desenvolvimento sustentável do setor agropecuário cearense.

 

alt
Dirigentes e técnicos de órgãos do sistema agropecuário do Ceará prestigiaram Audiência,
a exemplo do diretor administrativo da Ematerce (à esquerda) e do delegado do MDA no
Ceará, Francisco Sombra.

Falaram Raimundo Reis, Consultor Independente de Pecuária; Flávio Saboya Neto, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Dentre outras autoridades, presentes também Francisco Sombra, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará; Expedito Nascimento, presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) Maximiliano Medeiros, diretor administrativo e financeiro da Ematerce, e Evaldo Ribeiro, presidente da Associação dos Servidores da Ematerce – Assema.


Atualmente, no Ceará, existem 381 mil estabelecimentos rurais, com 7,9 mil hectares em produção agropecuária, gerando ocupação para 1,2 milhão de pessoas, sendo 89,6% com Agricultura Familiar, o que exige empresa muito estruturada e com competência, para orientar os produtores rurais e suas produções. Ressalte-se que, para levar conhecimentos técnicos agropecuários e gerenciais aos agricultores e sobre os novos processos tecnológicos de produção e orientar a organização rural, foi criado, há mais de 60 anos, o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), inicialmente, denominada de Ancar-CE.

 

Texto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fotos: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – Ascom/Ematerce
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce