Cariri-Central: Ematerce participa da XVI Exproaf

8 de junho de 2015 - 03:00

A Ematerce, Empresa  de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, participou da  abertura da XVI Exproaf, no dia 04.06.2015, “as 18 horas, por intermédio  da gerente regional, Maria Elcileide Nogueira Mendonça, representando  a  diretoria executiva da empresa, na solenidade de abertura  do evento,  no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, na cidade do Crato.

Elcileide, gerente regional da Ematerce, no Cariri-Oeste, organizando o estande da empresa.

 

Presentes ao evento, dentre outras autoridades, o representante do Governador, Fernando Santana, o representante do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Felipe Teixeira, representando a Fetraece, Luiz Carlos, os deputados federais José Guimarães José Ailton Cirilo, deputado estadual Moisés Brás, assessores regionais, grentes regionais, gerentes locais, coordenadores de equipes,  extensionistas  da Ematerce, agricultores(as) familiares, jovens rurais e expositores em geral.

alt

Produtos oriundos da denominada Agricultura Familiar.

 

Para a gerente regional do Cariri-Central,  a Exproaf tem-se consolidado como um evento de grande importância, para a Agricultura Familiar, pela oportunidade de os agricultores familiares exporem e vender seus produtos, diretamente, aos consumidores, fazendo a prospecção de novos clientes, acesso ao crédito rural, liberado durante o evento, a troca de experiências, como também a participação, nas oficinas de cadastro ambiental rural, experiência agroecológica, como quintais produtivos, mandalas, seminário sobre desenvolvimento rural sustentável e as apresentações culturais. Participação em momentos litúrgicos, como a celebração da renovação do Sagrado Coração de Jesus, que acontece na Fazendinha da Ematerce,  neste ano, completando 15 anos.

Houve, também, a exposição de produtos, no estande da Ematerce, como os de fruticultura irrigada: banana, manga, goiaba, coco etc. Hortaliças, como: folhosas, berinjela, coentro, tomate, pimentão dntre outros. Constou, ainda, de exposição de derivados da mandioca, produzidas nas áreas de Assentamento, como: goma fresca, farinha de mandioca, beijus, tapiocas, sequilhos peta, bolos. Expostos, ainda, derivados do leite: queijo, ricota, bebida láctea, leite pasteurizado, tipo C, artesanato de extrativismo da macaúba, da palha do milho, afora produtos nativos da floresta do Araripe: macaúba, coco-babaçu, coco-catolé, vinho de Cambuí e licores.

 

Texto : Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

Jornalista Antonio José de Oliveira

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce