SUCESSO RESUME DIA DE CAMPO NO CETREX

9 de junho de 2015 - 03:00

O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce e do Instituto Agropolos do Ceará – IAC – realizou, na manhã de terça-feira, 9, com início às 8 horas, no Centro de Treinamento de Ensino e Extensão Rural da Ematerce – Cetrex, localiazado no distrito de Capuan, Caucaia-CE, um Dia de Campo sobre Reserva Estratégica. Antes do início do evento, foi servido um café da manhã, no refeitório do Cetrex, para mais de 150 inscritos.

 

Na estação sobre Mandiocultura, o especialista da SDA, Antonio Raimundo dos Santos,

 (ao centro da fotod) mostra ao presidente da Ematerce, Antonio Amorim, subproduto dessa cultura.

 

Segundo o coordenador estadual da Agricultura Familiar, na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Marques, representando o titular da citada pasta, Dedé Teixeira, o evento objetivou divulgar práticas de produção, conservação e armazenamento de forragem com a utilização da fenação de pasto nativo e restos de culturas, silagem de milho, sorgo e mandioca, e a utilização da palma-forrageira, considerando-se o período de seca que o Estado enfrenta pelo quarto ano consecutivo.

 

Dentre as autoridades presentes, destacam-se o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra, o presidente do Instituto Agropolos, Bruno, além de técnicos da SDA, Ematerce, Agropolos e produtores rurais. O Dia de Campo constou de cinco estações: Palma-Forrageira; Mandioca; Silagem; Amonização e Fenação.

 

alt

Ao lado esquerdo do cavalente, Itamar Marques, da SDA, representanto o secretário

Dedé Teixeira, e o presidente da Ematerce, Antonio Amorim. À esquerda foto, o assistente

da presidência da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante, e o delegado do MDA-Ceará, Francisco

Sombra.

 

No decorrer do evento, foram dadas explicações a respeito das supracitadas práticas agrícolas, além do uso de máquinas e equipamentos, que facilitam, com eficiência, a obtenção de resultados agropecuários satisfatórios, nas fazendas, assistidas pela Ematerce. Ressalte-se que técnicos da SDA, do Instituto Agropolos e da Ematerce ficaram à disposição dos participantes, tirando dúvidas e dialogando com agricultores e representantes de cooperativas, associações e sindicatos, no tocante às técnicas de armazenagem de produção.

 

Para o presidente da Ematerce, o evento revestiu-se de pleno êxito e foi uma oportunidade ímpar de os participantes, sobretudo agricultores, aumentarem seus conhecimentos, sobre práticas agrícolas, recomendadas aos agropecuaristas, mormente no enfrentamento de períodos de estiagem. Adiantou, ainda, que a Ematerce, por intermédio de seus extensionistas, vêm orientando os agricultores, assistidos pela empresa, a usarem-nas dentro das recomendações técnicas.

 

 Produção

 

alt

Uma mostra do plantio de palma-forrageira, vista pelos participantes do Dia de Campo

no Cetrex.

 

No período de 2007 a 2013, segundo Itamar Marques, da SDA, (fazendo-se uma correção), as 27,96 milhões de raquetes não significam que houve um incremento de área de 30.000 hectares e sim de 2.796 hectares. São, pois, 10.000 raquetes por hectare. Quanto aos 30.000 hectares, trata-se da meta do REPALMA que é exatamente ampliar a área de palma  no Estado em mais 30.000 hectares em 05 anos. Já a cultura da Mandioca, no ano de 2014, houve uma produção de 478.663 mil toneladas, numa área de 60 mil hectares, e uma produtividade de 7.777 kg por hectare. Isso, no ano de seca. Pois, num ano normal, a produção chega a mil toneladas e a área plantada é de 100 mil hectares, sendo a produção de manivas, em 2014, de 384 mil toneladas, segundo o assessor e especialista, nessa cultura, da SDA, Antonio Raimundo dos Santos.

 

 alt

 Da (E) para (D), Otávio, Ematerce/Cetrex; Delegado do MDA, Sombra; asistente da

presidência da Ematerce, Bartolomeu; e Augusto, da Ematerce/centro gerencial.

 

 

Sobre silagem, explicou o assessor estadual da Ematerce, Médico Veterinário Crisanto Araújo, que cada metro cúbico de silagem contém meia tonelada (500kg) do produto. Quanto à amonização, em2014, trata-se uma técnica de adição de amônia, por meio da adição de ureia, água (processo de hidrólise, em materiais forrageiros fibrosos, incrementando o consumo voluntário e melhorando a digestibilidade dos ruminantes. Por último, na estação sobre Fenação, foi explicado que é um processo de conservação de forragem por meio de desidratação, que tem como produto o feno, visando obter-se forragem de qualidade, para ser dado ao gado em período de escassez.

 

alt

Bastante prestigiado, no Cetrex, o Dia de Campo sobre Reserva Estratégica na produção

de alimentos para períodos de seca.

 

Vale salientar que o Dia de Campo, no Cetrex, pertencente à Ematerce, mereceu elogios, tanto das autoridades presentes, quanto dos agricultores e técnicos do Sistema Estadual Agrícola do Ceará, pelo conteúdo dos assuntos e pela organização das estações e a comunicação dos explanadores, deixando os presentes satisfeitos com os resultados que lhes foram apresentados.

 

Texto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

Jornalista Antonio José de Oliveira

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fotos: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – Ascom/Ematerce

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce